Atividade proposta pelo Curso de Apoiadores da Política Nacional de Humanização realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas – SESAU.
Sobre a Valorização do Trabalho e do Trabalhador:
Vivemos numa sociedade permeada por transformações no mundo do trabalho e a cada dia identificamos a precarização, dos ambientes e condições de trabalho, nas formas de produzir saúde.
A Qualidade de Vida no Trabalho diz também respeito a valorizar o pensar e o agir autônomos, integrando ao trabalho, tendo como ponto de partida ele como possuidor de uma dimensão coletiva e integrada. Identificamos que os trabalhadores cumprem uma carga horária definida para que possam responder a um padrão de qualidade de um serviço prestado, no entanto, quando não existem condições de trabalho seja a estrutura física, mão de obra, falta de comunicação, a autonomia, o protagonismo, gera o desânimo, impaciência e muitos outros que estão vinculados ao estress, o adoecimento, ou seja, a péssima qualidade de vida.
Acredito que um dos aspectos relevantes para a efetivação da Valorização do Trabalho e do trabalhador seria a inclusão do mesmo no processo de trabalho, por meio do acolhimento e a utilização da metodologia de roda de conversa, assim poderia estar fomentando a autonomia e o protagonismo, ampliando a comunicação e a co-responsabilidade.