A dimensão transversal da Política de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde no SUS implica, necessariamente, para sua efetuação, um construir coletivo. A valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde é inerente à humanização.
Os valores que norteiam a PNH são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, os vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão. Neste sentido, a valorização do trabalho e do trabalhador se dá através da efetivação de uma gestão que inclui a participação dos profissionais e dos usuários nos processos de saúde.
Passamos a maior parte do dia no trabalho (seja em regime diarista ou de plantão) e precisamos nos sentir acolhidos e seguros neste ambiente. Temos acompanhado muitos profissionais da saúde afastarem-se das suas atividades laborais pela Síndrome de Burnout, assim como o aumento dos índices de suicídio destes profissionais. Diante do desmonte e da Precarização do trabalho ao qual estamos vivenciando, tais como os cortes e diminuição de orçamentos, nos deparamos muitas vezes com o desgaste e a desmotivação associada ao trabalho. Diante disto, promover saúde nos locais de trabalho pode se tornar eficaz a partir de debates coletivos.
Conforme orientado na PNH, a valorização do trabalhador se dá por meio: da valorização da dimensão subjetiva e coletiva em todas as práticas de atenção e gestão no SUS; pelo estímulo aos processos de educação permanente em saúde; e pela valorização da ambiência, com organização de espaços de trabalho saudáveis e acolhedores.
Torna-se necessário fortalecer ações rotineiras de setores de qualidade de vida do trabalhador nos serviços de saúde, almejando-se o fortalecimento de vínculos, a co-participação e co-responsabilização entre gestores, trabalhadores e população, promovendo saúde e ambientes saudáveis de trabalho, tecendo redes no sentido de participação ativa e criativa de sujeitos, saberes e instituições.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Trabalho e Redes de Saúde, Valorização dos Trabalhadores da Saúde. Brasília, 2008.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.