Vamos explicar o transplante renal para as crianças?

9 votos

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Julho de 2024
Período do curso: 7° semestre
Disciplina: A Psicologia e a Saúde – pressupostos para a prática profissional do psicólogo
Professora: Ruth Gelehrter da Costa Lopes
Alunos: Fernanda Freitas, Gabriela Costa, Laura Egilio, Maiara Pontes, Sofia Martinez, Sophia Aragão e Sophia Arantes.
Objetivo: fornecer informações sobre cuidados importantes do pós transplante de rim a fim de conscientizar, por meio de uma educação lúdica, a população infantil que enfrenta as etapas consequentes de um transplante renal.
Público alvo: Crianças (de 2 a 12 anos) pós transplantadas


Este manual surgiu a partir de uma experiência de estágio, no ambulatório do Hospital do Rim, no qual, as participantes deste trabalho, puderam vivenciar e conhecer, a partir da escuta dos pacientes na sala de espera, as dimensões complexas que envolvem o transplante renal e as necessidades de cuidados específicos. Desse modo, considerando a presença de crianças na sala de espera, julgamos interessante que as informações dos cuidados pós transplante pudessem ser transmitidas para as crianças de forma mais lúdica, a fim de amenizar um pouco o teor sensível e duro das consultas.
A partir das vivências práticas do estágio, de uma revisão bibliográfica crítica e da escuta dos pacientes, pudemos ter contato com os sofrimentos dos sujeitos que passaram pelo transplante de rim. Percebemos também que diversas esferas da vida do sujeito podem ser afetadas, e ao pensarmos na infância, é fundamental que reconheçamos que a criança ainda está em processo de desenvolvimento, tanto físico quanto psíquico, o que implica em cuidados direcionados, devendo abranger para além das necessidades biopsicossociais do sujeito, estimulando seu desenvolvimento. Para isso, a melhor forma de comunicação com as crianças é por meio do brincar, a via lúdica permite acesso ao sujeito infantil, ao brincar, a criança se expressa, revela seus conflitos e manifesta quem é.
Em virtude do que foi dito, este manual busca, de forma lúdica e interativa, auxiliar os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) na transmissão das informações sobre os cuidados necessários de um transplante de rim quando em consulta com crianças.
Por fim, nosso trabalho visa promover, de forma educativa, acesso à saúde, por meio de informações necessárias e imprescindíveis para um sujeito pós transplantado que se encontra em fase de desenvolvimento.

Abaixo, disponibilizamos o link da cartilha sobre transplante renal infantil para download.

https://www.canva.com/design/DAGH-Ja9x6E/Q2wv3DedXyvoIWsEtWadow/view?utm_content=DAGH-Ja9x6E&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor

Referências:

ANCONA-LOPEZ, Marília – O contexto geral do diagnóstico psicológico. In: TRINCA, Walter. Diagnóstico psicológico: a prática clínica. São Paulo. Editora Vetor, 2ª ed, 2022.
ABERASTURY, A. Psicanálise da criança; teoria e técnica. Porto Alegre, Artes Médicas, 1981.
FREITAS, Paula Pereira Werneck de; COSMO, Mayla. Atuação do Psicólogo em Hemodiálise. Rev. SBPH,  Rio de Janeiro ,  v. 13, n. 1, p. 19-32,  jun.  2010 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582010000100003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  13  jun.  2024.
TRINCA, W. (Org.) Formas lúdicas de investigação em psicologia: Procedimento de Desenhos-Estórias e Procedimento de Desenhos de Família com Estórias. São Paulo: Vetor, 2020.
Revista alerta sobre erros no diagnóstico de diabetes -ARTIGO JORNAL FOLHA DE S. PAULO, 2.jun.2023
Aspectos psicológicos do transplante renal. Roth, M. R. in TRANSPLANTE RENAL MANUAL PRÁTICO. USO DIÁRIO AMBULATORIAL E HOSPITALAR. PESTANA, J.O.M.; FREITAS, T.V.de S.; JUNIOR. H.T.S. Livraria Balieiro. S.P. 2014
Atuação do Psicólogo em Hemodiálise. Paula Pereira Werneck de Freitas; Mayla Cosmo. Revista da SBPHversão impressa ISSN 1516-0858 Rev. SBPH vol.13 no.1 Rio de Janeiro jun. 2010
Cap 11 Transplante renal: aspectos emocionais. Busato, Otto in Relação medico-paciente Org. Martins, Cyro e colaboradores. Ed. Arte Médica, S. Paulo, 197911