VEM PRO SUS – uma música sobre o Sistema de Saúde brasileiro

6 votos

Este trabalho foi realizado na disciplina “A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional”, do 4º ano do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, no 2° semestre de 2022.

Participantes: Ana Clara Azanha, Aya T. Kitadai, Celina Andrade, Isabela Ismael, Isabella Croccia D’Onofrio, Natália G. dos Santos, Pedro Sabino, Sergio Mafei.

Professoras: Maria Cecília Roth e Ruth G. Lopes

“VEM PRO SUS!”

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, por meio da Lei nº. 8.080/1990, ao ser estabelecido que “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. A partir desse momento o SUS foi planejado para garantir esse direito à população brasileira. O sistema trabalha de maneira integrada e está presente em todo território nacional e tem princípios para seu funcionamento: a universalidade, a equidade e a integralidade. Assim, o sistema em questão fornece acesso à saúde a toda população brasileira, para além de estrangeiros que estejam no Brasil e que precisam de atendimento médico gratuito.

O SUS não se resume a atendimento clínico e/ou hospitalar estando vários âmbitos relacionados a saúde pública: está no controle de qualidade da água potável; fiscalização de alimentos pela Vigilância Sanitária em restaurantes, mercados e lanchonetes; transplante de órgãos; campanhas de prevenção e promoção de saúde; doação de sangue; doação leite materno entre outros. Por esses e outros motivos o Sistema Único de Saúde é referência internacional com conta do seu amplo alcance no atendimento à saúde, principalmente ao estar presente em país com dimensões continentais e com uma pluralidade de demandas relacionadas à saúde.

O presente trabalho tem o objetivo de passar a informação sobre o que o Sistema Único de Saúde oferece, para além de enfatizar a importância do mesmo de forma simples e eficaz a população brasileira, evidenciando suas diversas áreas de atuação. Também visa convocar a população a uma participação conjunta para um SUS melhor, por meio do controle social. O controle social é uma das ferramentas que auxiliam o sistema a fiscalizar e reivindicar uma saúde pública com qualidade, sendo esse um direito do cidadão. Um dos meios para a participação popular ser efetivada foi pelas Ouvidorias de Saúde, canais onde a população é ouvida, podendo fazer solicitações de serviços, denúncias sobre a qualidade dos atendimentos e até fazer sugestões para o sistema, sendo assim uma grande ferramenta de gestão. Para participar e reivindicar seus direitos, basta ligar para o número 136, contribuindo assim para um SUS efetivo e que cada vez mais se molde voltado para as demandas da população.

Foi optado o uso do formato musical, levando em consideração ser uma forma mais acessível e de fácil circulação da informação, podendo alcançar um grande número de usuários – via rádio, TV e/ou internet. As imagens do vídeo foram retiradas do site do Ministério da Saúde, passando a pluralidade das demandas da população brasileira, retratando o SUS na vida real e o trabalho diário dos profissionais em garantir ao povo brasileiro acesso à saúde de qualidade.

Link dos slideshttps://drive.google.com/drive/folders/1RJWBTbwHtPw1M3y8f-k_aD-KGIJ3BoGd?usp=sharing

Link do vídeo com a música: https://www.youtube.com/watch?v=830-Zs0jdJ0&t=1s

 

Segue a letra da música:

Tá ligado que saúde começa com prevenção

É um dever do Estado, direito do cidadão

O SUS nasce com a luta popular,

Pautado por 3 princípios pra na mão não te deixar

Universal e integral também

É de graça pra população do idoso ao neném

De equidade não precisa nem falar

De brasileiro a imigrante, todes podem se cuidar

ar

ar

Então

Vem, vem vem vem

Ser usuário do SUS também

Lutar contra a privatização, meu bem

Vem pro SUS também, vem pro SUS também

Qualidade da água e também do ar,

Vigilância sanitária, ele bota pra quebrar

Controle de epidemia e farmácia popular

Remédio de alto custo? É só ir buscar!

O serviço em rede é essencial

Com informação em dia, saúde fica no grau

Vem, vem que vem, vem então conhecer

Equipamento de saúde de A a Z

Então vem, vem vem vem

Ser usuário do SUS também

Lutar contra a privatização, meu bem

Vem pro SUS também, vem pro SUS também

Ele manda o SAMU, se você se acidentar

Tem também a AMA pra você não se lascar

Na atenção básica, a UBS manda a ver:

Vacina a região e previne a transmissão

Ele salva com a UPA onde não tem hospital

Leve-leite vem na creche alimentar o maternal

Pop carcerária, indígena, LGBT

Todo mundo tem voz, o SUS vem atender

E a chave de ouro: saúde mental

No CAPS cê ve vai ver atenção psicossocial

Tem o infanto-juvenil e também o AD

Álcool e drogas pensadas na RD

É o SUS antimanicomial

Caminhando com a Psico

Por justiça social

Então vem vem vem vem vem

Ser usuário do SUS também

Lutar contra a precarização, meu bem

Vem pro SUS também, garanta seus direitos também.

Agradecimento especial: Tutinho da AG, ao disponibilizar a base brega funk usada aqui, para uso livre não comercial

Referências Bibliográficas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 08 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ouvidoria do SUS. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/canais-de-atendimento/ouvidoria-do-sus.Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL, Ministério da Saúde. O SUS em fotos: Promoção da saúde, produção de sentidos. 1ª ed. Brasília, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Estado de Saúde. SUS. 2022. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/sus. Acesso em: 10 nov. 2022.