VideoSaúde: programação de julho apresenta temas sobre saúde do trabalhador e história da saúde 

8 votos

Texto: VideoSaúde Divulgação | Arte: Frame do documentário ‘A arte nos tempos da gripe’

Neste mês de julho, a VideoSaúde destaca obras que vão agregar saberes e reflexões sobre diferentes temáticas em saúde. Alguns destaques da programação: “A arte nos tempos de gripe” retrata a época da gripe espanhola; a animação “A importância das vacinas”, com o cientista Akira Homma, esclarece a relevância das vacinas; o vídeo “Simbiose”, disponível na versão com acessibilidade em Libras, compartilha os conhecimentos da parteira tradicional, Dona Prazeres; “Heróis do cuidado” conta com relatos de cinco enfermeiros retratando sobre encontros, emoções e desafios da profissão. Em referência ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho (27/7), o documentário “Eletricitários” aborda os acidentes sofridos na profissão e uma discussão sobre as medidas que devem ser tomadas. E ainda, “Sementes” traz a história dos guardiões de semente crioula da região do Rio Grande do Sul; o vídeo “Brasil, aqui tem SUS – Porto Seguro-BA” que apresenta o trabalho do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) de Porto Seguro, na Bahia e “Consumir e não produtos de origem animal?” explica e tira dúvidas sobre o veganismo.

Neste mês de julho, a VideoSaúde destaca obras que vão agregar saberes e reflexões sobre diferentes temáticas em saúde. Alguns destaques da programação: “A arte nos tempos de gripe” retrata a época da gripe espanhola; a animação “A importância das vacinas”, com o cientista Akira Homma, esclarece a relevância das vacinas; o vídeo “Simbiose”, disponível na versão com acessibilidade em Libras, compartilha os conhecimentos da parteira tradicional, Dona Prazeres; “Heróis do cuidado” conta com relatos de cinco enfermeiros retratando sobre encontros, emoções e desafios da profissão. Em referência ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho (27/7), o documentário “Eletricitários” aborda os acidentes sofridos na profissão e uma discussão sobre as medidas que devem ser tomadas. E ainda, “Sementes” traz a história dos guardiões de semente crioula da região do Rio Grande do Sul; o vídeo “Brasil, aqui tem SUS – Porto Seguro-BA” que apresenta o trabalho do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) de Porto Seguro, na Bahia e “Consumir e não produtos de origem animal?” explica e tira dúvidas sobre o veganismo.

No Programa Especial VideoSaúde, que vai ao ar na última terça-feira do mês, às 23h, será transmitido o filme “Saúde! Velho Chico”. O documentário faz uma viagem entre o passado e o presente por meio de fotografias da expedição ao Rio São Francisco, liderado por Adolfo Lutz e Astrogildo Machado, em 1912, e a volta dos pesquisadores da Fiocruz à região para documentar as mudanças ambientais e a vida dos habitantes da localidade.

O Programa VideoSaúde é exibido às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde. Confira a programação abaixo:

3/7, segunda-feira, 22h30 – A arte nos tempos da gripe | A importância das vacinas 

A arte nos tempos da gripe

Um século atrás, o mundo foi nocauteado pela pandemia do vírus Influenza, apelidada como “Gripe Espanhola”. Como os artistas do período registraram e refletiram sobre aquele momento único e tão estranhamente familiar? Por meio de pinturas, charges, poemas, crônicas e filmagens, é possível descobrir o legado da Arte nos tempos da Gripe.

A importância das vacinas

O pesquisador Akira Homma fala, neste vídeo, sobre a importância das vacinas e como ela age no organismo. Ele ingressou na Fiocruz em 1977. Foi presidente da Fundação, diretor de Bio-Manguinhos e, atualmente, é assessor científico sênior do Instituto. É considerado um dos 50 nomes mais influentes no mundo na área de vacinas.

Reprises:

5/7, quarta, às 22h30

7/7, sexta, às 22h30

9/7, domingo, às 21h30

10/7, segunda-feira, 22h30 – Simbiose | Libras 

Uma conversa com Maria dos Prazeres de Souza, conhecida como Dona Prazeres, parteira tradicional, cuja trajetória de saberes é uma “simbiose” entre o tradicional e o contemporâneo, entre o popular e o biomédico, entre mundos e realidades contrastantes, mantendo uma constante incorporação e construção de saberes.

Reprises: 

12/7, quarta, às 22h30

14/7, sexta, às 22h30

16/7, domingo, às 21h30

17/7, segunda-feira, 22h30 – Heróis do cuidado  

“Heróis do cuidado” é um documentário que se desafia a mostrar um pequeno recorte da jornada desses heróis que abraçaram uma vida de muito cuidado, dedicação, estudo e trabalho duro em nome da vida. Cinco profissionais da enfermagem contam suas histórias reais de superação pessoal, de luta pelo respeito à profissão de milhões de outros enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e, sobretudo, as emoções vividas diariamente em suas profissões. São relatos sobre encontros, emoções e desafios jamais antes imaginados por esses cinco brasileiros.

Reprises: 

19/7, quarta, às 22h30

21/7, sexta, às 22h30

23/7, domingo, às 21h30

24/7, segunda-feira, 22h30 – Eletricitários 

Uma profissão marcada por acidentes e tragédias. Os eletricitários sofrem as consequências de treinamentos inadequados e más condições de trabalho e não são só eles que sofrem, as famílias lembram perdas ocasionadas por falta de segurança e proteção. Especialistas discutem as medidas que devem ser tomadas para a diminuição de acidentes na área.

Reprises: 

26/7, quarta, às 22h30

28/7, sexta, às 22h30

30/7, domingo, às 21h30

25/7, terça-feira, 22h30 – Saúde! Velho Chico  

Em 1912, os cientistas Adolpho Lutz e Astrogildo Machado realizaram uma expedição ao Rio São Francisco para investigar as condições de saúde da região. Utilizando as fotografias desta expedição, pesquisadores da Fiocruz voltaram ao Velho Chico para documentar as mudanças ambientais e seus reflexos na vida de seus habitantes.

Reprise:  27/7, quinta-feira, às 23h

31/7, segunda-feira, 22h30 – Sementes | Brasil, aqui tem SUS – Porto Seguro-BA | Consumir ou não produtos de origem animal?  

Sementes  

O documentário traz a história dos guardiões de sementes crioulas do interior do Rio Grande do Sul. São agricultores familiares que produzem e preservam os grãos naturais e tradicionais, selecionados e melhorados, durante centenas de anos, pelos camponeses que quase desapareceram com a Revolução Verde. Em um banco de sementes, resgatam e protegem as mais diversas variedades de grãos, difundindo-as através de trocas.

Brasil, aqui tem SUS – Porto Seguro-BA  

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) de Porto Seguro, Bahia, promove a reinserção social dos usuários através da oferta de cursos de capacitação, vagas de emprego em empresas e instituições parceiras, além de atividades físicas, arteterapia e acompanhamento com a equipe de saúde multiprofissional.

Consumir ou não produtos de origem animal? 

Estilo de vida que está fazendo a cabeça de muita gente, o veganismo suscita muitos questionamentos. Nesta edição do TV Uerj Explica alguns deles tentam ser respondidos.

Reprises: 

2/8, quarta, às 22h30

4/8, sexta, às 22h30

6/8, domingo, às 21h30