Visita de Vinculação das Gestantes à maternidade no interior do Rio Grande do Norte

7 votos
Interação com Enfermeiras obstétricas no CPN

Grupo de gestantes fala sobre o parto normal com Enfermeira obstétrica Dos Anjos no Centro de Parto Normal durante visita no HUAB

O projeto “Visite a maternidade: Estratégia de fortalecimento do vínculo entre Gestantes – Hospital – Territórios em saúde” promove a visita de vinculação de gestantes, seus acompanhantes e profissionais das equipes de atenção pré natal com a maternidade de referência na assistência ao parto e nascimento da V Região de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte.

Por meio da articulação com os componentes da Atenção Primária à Saúde dos municípios de origem, os grupos de gestantes formam agenda para visitas guiadas pela Enfermeira obstétrica responsável técnica pelo Centro de Parto Normal do Hospital Universitário Ana Bezerra.

Em cada encontro são oportunizados momentos interativos com as equipes assistenciais e realizadas estratégias de educação em saúde para promoção da Política Nacional de Humanização, Iniciativa Hospital Amigo da Criança, incentivo às Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento e ao exercício dos direitos humanos das mulheres na gravidez e no parto.

Dinâmica de Aleitamento materno

Frases afirmativas antroposóficas para o parto natural

Grupo de Gestantes de Japi RN

Gestantes conheceram a maternidade e participaram de momento de educação em saúde.

O projeto qualifica a atenção pré natal, fortalece as estratégias de humanização, contribui para uma experiência satisfatória no parto, difunde conhecimentos e sensibiliza os participantes sobre a importância do vínculo entre pacientes, famílias e profissionais de saúde.

Carimbo temático do CPN registrado nos cartões de gestantes visitantes

Fala da enfermeira obstétrica Amanda sobre a importância da Liberdade de posição para o parto

As principais dificuldades enfrentadas para realização da visita de vinculação são referentes à disponibilidade de transporte e logística, uma vez que a maternidade é referência para 24 municípios circunvizinhos, sendo estes com limitações para promoção dos encontros.

Desde meados de 2023, a iniciativa já atendeu à 95 visitantes dos municípios do interior do Rio Grande do Norte que tem o Huab como serviço de referência materno infantil, sendo os principais participantes: Santa Cruz, Japi, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Campestre, Tangará e São Tomé/RN.

 

Visita do Grupo de gestantes de Japi/RN

A enfermeira obstétrica Hercilla, mentora do projeto, conduz as visitas guiadas dos grupos de gestantes na maternidade com ações de promoção à saúde e articulação entre as equipes.