Visita domiciliar: a sua importância aos usuários do SUS
Na atualidade, a informação está gradativamente mais acessível à população, independentemente do meio cultural ou nível socioeconômico ocupado por elas, assim, transfigura-se uma falha o fato de uma parcela significativa da sociedade brasileira não possuir conhecimento a respeito de seu estado de saúde e sobre sua condição e seu recurso terapêutico. Com isso, a visita domiciliar é um meio no qual se garante a mudança desse contexto.
No dia 20/04/2023 foi realizada a visita domiciliar de famílias assistidas pela ESF São Pedro pelos alunos do 3º termo da Unoeste, essas visitas são uma prestação de assistência à saúde no domicílio que leva a equipe de saúde ao encontro do paciente com alguma dificuldade de locomoção, além de oferecer orientações sobre saúde, higiene, bons hábitos de vida e alimentação. Isso promoveu para o grupo a experiência de se relacionar com os pacientes, desenvolver a habilidade de obter informações desses e transmitir orientações para sua melhora e a análise da conjuntura na qual se encontra o indivíduo assistido pela ESF.
Portanto, a visita domiciliar tem potencialidade de apreensão da realidade, de modo que nós alunos possamos observar o cotidiano dos pacientes e como esse influencia em sua saúde e qualidade de vida e, consequentemente, no futuro haja a tomada de decisões médicas visando respeitar a condição de cada paciente e sua melhora dentro de sua realidade. Também, permite subsidiar o planejamento das ações para atender às necessidades de saúde da população em sua dimensão singular, ao relatar os casos de cada visita aos mentores e profissionais atuantes da ESF. Ademais, antes de ser um espaço de produção do cuidado em saúde, o domicílio é um local íntimo e privado dessas pessoas, cuja cultura, hábitos e valores necessitam ser compreendidos e respeitados, de modo que as normas são estabelecidas pelo próprio usuário ou sua família e é necessário sensibilidade do profissional para compor com essa realidade.
Diante disso, são muitos os desafios diante da necessidade de se produzir o cuidado, entre eles, estabelecer o equilíbrio no encontro entre usuário e profissional de saúde, a construção de um plano de saúde em ato para cada sujeito e sua vida. Dessa forma, a visita domiciliar é uma importante ferramenta para solucionar essa problemática, pois a promoção de saúde através dessa está diretamente vinculada à obtenção das informações necessárias para o ganho de autonomia do indivíduo diante das diversas situações de vida diária, que apresentam potencial para interferir na determinação de sua saúde.
Referências bibliográficas:
Cunha, M.S., Sá, M. de C., A visita domiciliar na estratégia de saúde da família: os desafios de se mover no território, Interface: comunicação, saúde e educação, v. 17, n. 44, p. 61 a 71, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YBt5R98dMgwPVDpSTWgXGNJ/?lang=pt#
Acesso em: 21/04/2023
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Acadêmica Letícia Polo Polato, pelo belo relato. A Visita Domiciliar é uma ferramenta de conhecimento, planejamento e intervenção. Ela previne e promove saúde e qualidade de vida para os usuários do SUS, em um determinado território de Saúde.
Congratulações!