Vivência em comunidade

7 votos

No dia nove de agosto de dois mil e dezenove, ocorreu um encontro de estudantes da área da saúde do primeiro ciclo no módulo de Prática de Ensino na Comunidade (PEC), vinculada ao Departamento de Educação em Saúde de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe, com a população de Poção Redondo, no povoado Colônia Treze, município de Lagarto, sobre as potencialidades e experiências positivas do território. Nessa ação, o intuito foi pautar melhorias para os moradores com a contribuição e participação destes, nesse sentido, os discentes construíram um planejamento de acordo com o Método Bambu, que consiste em uma estratégia para impulsionar a atuação da comunidade no controle e participação social. Ademais, com dinâmicas, música, lanches e debates, foi evidente a importância de estarem juntos por uma causa. Vale enfatizar também o cantinho das crianças com brincadeiras incentivando discussões sobre qual a comunidade dos sonhos para eles.
A ação foi mediada pela professora Camila Santos Souza e o monitor Manoel Gomes de Oliveira Júnior.
Dessa forma, o módulo de PEC contribui significativamente para discentes e comunidades envolvidas, já que nas visitas e encontros existe uma aprendizagem mútua e transformadora.
Essa abordagem é essencial a humanização das ações de saúde e formação acadêmica. Concluiu-se na ação que “a união faz a força’’, e graduandos e comunidade perceberam as potencialidades de ações que visem o fortalecimento e ampliação do poder coletivo no Sistema Único de Saúde.