Vivências de Discentes em Enfermagem em participação de Projeto Voluntário em HEPP.

6 votos

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo – SES/SP, reconhecendo o estado de calamidade pública no Estado de São Paulo decorrente da pandemia pelo novo Coronavírus (COVID-19), a Lei Federal nº 9.608, de 18/02/1998, que dispõe sobre o serviço voluntário, o Decreto nº 59.870, de 05/12/2013, que institui o Programa de Apoio ao Voluntariado no Estado de São Paulo, e a Resolução do Conselho Nacional de Educação do MEC 2, de 11/09/2018, que dispõe sobre diretrizes da educação para o voluntariado na Educação Básica e Superior, tornou público o Edital CPPRS/CRH nº 001/2021 de abertura de inscrição para cadastro de VOLUNTÁRIOS para o PROJETO DE VOLUNTARIADO ACADÊMICO DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE da SES/SP, com o intuito de promover a participação social e a cidadania no enfrentamento da COVID-19 no Estado.

O Hospital Estadual de Presidente Prudente (HEPP) se beneficiou desse projeto abrindo inscrições para graduandos e graduados da área da saúde do município. As alunas do 8° termo de Enfermagem da UNOESTE foram aceitas para participar do Projeto e atuam junto a Enfermagem do HEPP desde agosto de 2021, cumprindo carga horária de 6 horas semanais em dias estabelecidos.

O trabalho voluntário começa a despontar no Brasil, no início do século XX, a partir da necessidade de auxílio aos mais necessitados, consequente de pandemias e doenças. (ESCOBAR, 2017). Em 2001 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Ano Internacional do Voluntariado, ampliando a discussão sobre o tema, abrangendo estratégias de motivação para a atividade voluntária (NOGUEIRA-MARTINS; BERSUSA; SIQUEIRA, 2010).

A atividade voluntária é definida como “atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade(NOGUEIRA-MARTINS; BERSUSA; SIQUEIRA, 2010).

Visto a importância do voluntariado, desprende-se que o estágio está proporcionado as estudantes de Enfermagem da UNOESTE inscritas no Projeto, a realização de atividades complementares diversificadas e rotineiras de apoio em diversos serviços prestados pela enfermagem. Dentre as atividades podemos citar: apoio ao enfermeiro da unidade, cujo trabalho consiste em prestar assistência ao paciente e/ou planejar, organizar, coordenar, supervisionar, implantar, executar e avaliar as atividades de Vigilância em Saúde.

O presente Projeto contribui na formação das acadêmicas, visto que, as atividades realizadas aproximam da atuação profissional e ampliam a compreensão da assistência de enfermagem prestada no ambiente hospitalar. Além disso, o trabalho voluntário consiste em uma ótima experiência, pois permitem o aprimoramento das habilidades e a aquisição de conhecimentos.

 

Autoras: Amanda Aline Azevedo da Silva, Eduarda Kettelyn de Oliveira Coutinho, Geovana Nascimento dos Santos, Giovana da Mota Sanches, Guilherme da Silva Mazini, Kelly Cristina de Lima Ramos Pinto, Isabela Timoteo de Oliveira e Viviane dos Santos Vaccaro Lima

Local de Estagio: Hospital Estadual de Pres. Prudente.

 

Referências

ESCOBAR, E. S. Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo. SÃO PAULO, p. 35, 2017.

NOGUEIRA-MARTINS, M. C. F.; BERSUSA, A. A. S.; SIQUEIRA, S. R. Humanização e voluntariado: estudo qualitativo em hospitais públicos. Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 5, p. 942–949, out. 2010.

https://redehumanizasus.net/usuario/kelly-cristina-de-lima-ramos-pinto/

https://redehumanizasus.net/usuario/giovanna-mota/

https://redehumanizasus.net/usuario/eduarda-kettelyn-de-oliveira-coutinho/

https://redehumanizasus.net/usuario/amanda-aline-azevedo-silva/