Prova de redação do ENEM 2011.
Esta tira de quadrinhos foi utilizada como apoio para a redação do ENEM 2011.
Não apenas os jovens que estão saindo do ensino médio devem refletir sobre o que está acontecendo com esta sociedade cada vez mais conectada. Mas todos nós, que vivemos intensamente este processo no trabalho, em nossas relações pessoais e no lazer devemos refletir sobre as consequências desta hiperconexão social.
O quadrinho utiliza um conceito “foucaultiano de resistência” para fazer a crítica à sociedade do controle que estamos vivendo.
Mas Deleuze, contemporâneo de Foucault, utiliza a idéia de “linhas de fuga e de porosidade dos sistemas”, para a constituição de uma nova ordem, baseada na idéia de rede e de “rizomas”.
Tanto Foucault como Deleuze têm muito a nos dizer sobre a organização do SUS, nesta crise sistêmica que estamos vivendo.
______________________
Quando li este tema de redação na prova do ENEM, há doze anos, resolvi escrever como um exercício e publiquei.
Não sei se fui correto ao escrever sobre a ideia de “resistência” (Foucault) e “rizomas” (Deleuze).
Mas a sensação que tenho hoje, é que independentemente das ideias e dos conceitos filosóficos, o engajamento por uma causa gera sempre uma disputa, e a comunicação não flui, nem por resistência, nem por porosidade dos sistemas.
Por patrinutri
Li recentemente um livro: Favor fechar os olhos: Em busca de um outro tempo, do autor Sul Coreano Byung-Chul Han. É um livro curto, mas muito profundo, que nos provoca a reflexão sobre este tempo acelerado de excessiva comunicação, sem na verdade comunicar nada. Pois, na verdade, não nos leva a conclusões, e sim, a um verdadeiro looping de pensamentos encadeados a imagens. Num fluxo sem fim. Este fluxo, segundo o autor, seria um produtor de adoecimento, exaustão, e, principalmente, infelicidade. Acho que valeria a leitura para corroborar com seu post.
AbraSUS, seguimos na luta em defesa da vida!