Voluntários levam fé e esperança a pacientes do Hospital Abelardo Santos
Além das visitas semanais à beira leito, o HRAS disponibiliza uma sala de oração totalmente equipada para uma conexão mais íntima com a espiritualidade. “Trazem aconchego ao meu coração”, afirma Raimundo Alcântara, de 48 anos, ao se referir às iniciativas religiosas promovidas pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), com o apoio de voluntários. Pelo menos uma vez por semana, a instituição realiza esse tipo de visita à beira do leito como um recurso essencial para a recuperação e o fortalecimento emocional dos pacientes internados.
Para enfatizar a importância dessa prática no tratamento médico, o HRAS celebra, neste 7 de março, o Dia Mundial da Oração. Dessa forma, busca reafirmar seu compromisso com o bem-estar integral dos pacientes, ressaltando a fé como um elemento de apoio, além de proporcionar um ambiente acolhedor, estreitando os laços de solidariedade e levando conforto a quem necessita.
Para aqueles que desejam um momento mais reservado, o Hospital Abelardo Santos disponibiliza uma sala de oração acessível a pacientes e colaboradores. O ambiente é aconchegante, climatizado e preparado para proporcionar paz e reflexão. No final do 6º andar da unidade, o espaço ecumênico está aberto a todas as crenças, sendo um local dedicado ao fortalecimento espiritual.
“Não se trata de religião, doutrinas ou dogmas. Este é um espaço de conexão com o que cada um tem de mais íntimo em sua espiritualidade. Todos podem usufruir desse local para encontrar serenidade, refletir, renovar as energias e alimentar a esperança. Seja em um momento de gratidão, de prece ou simplesmente de silêncio”, destacou Suzane Gonzaga, supervisora do Setor de Humanização.