YOGA E MEDITAÇÃO: UMA RELAÇÃO HUMANIZADA DE CUIDADO E SAÚDE AOS IDOSO FRÁGEIS DO CSI Blumenau SC

7 votos

YOGA E MEDITAÇÃO:  UMA RELAÇÃO HUMANIZADA DE CUIDADO E SAÚDE AOS IDOSO FRÁGEIS DO CENTRO DE SAÚDE DO IDOSO (CSI) DE BLUMENAU

O Grupo Re-Conhecer surgiu da necessidade de se ampliar a abordagem terapêutica e oferecer uma nova intervenção em saúde sob uma ampla concepção. O CSI é um serviço público municipal composto por uma equipe multiprofissional especializada e realizam avaliações individuais e atendimentos em grupo pautados na Avaliação Multidimensional do Idoso, Acolhimento, Clínica Ampliada e no Plano Terapêutico Singular.

Desde 2019, o CSI oferece a prática de Yoga e Meditação, como suporte à transformação das condições de saúde a partir de uma visão holística. As atividades do grupo são semanais ao idoso e sua rede sócio familiar.

     

 

             

As atividades ocorrem em local adequado, anexo ao CSI pelo tempo de duas horas. Os recursos são iniciados a partir de roda de conversa, com temas livres e de interesse dos idosos, pranayamas (exercícios respiratórios), mantras, kriyas (conjunto de posturas psicofísicas) e meditações coordenados pela dentista, com formação na área, e pela assistente social. A avaliação é permanente e realizada a partir dos encontros, por meio de conversas. As práticas se embasam na Política Nacional de Humanização (PNH) e nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Os alicerces do grupo inserem-se no pilar da Clínica Ampliada, em consonância com o Yoga, considerando o sujeito e a subjetividade numa abordagem de saúde numa perspectiva ampla: o equilíbrio entre as instâncias do Ser (física, mental, emocional, energética e a consciência de ser parte e integrante de uma fonte divina). As atividades/exercícios, foram adaptados aos idosos oferecendo conforto e segurança e, apesar de milenares, compõem um novo modelo de ação no SUS.

Envolver o idoso e possibilitar novas formas de lidar com a saúde são desafios presentes no cotidiano dos trabalhos, mas observam-se melhoras nas habilidades cognitivas, autocuidado, bem-estar, autoconfiança, equilíbrio, fortalecimento de vínculos, alegria e vitalidade, além da construção de uma nova perspectiva de vida ancorada em ações para uma saúde preventiva.

Diante do cenário da Pandemia Covid-19, o projeto teve adequações, os encontros passaram a ser virtuais, a partir da produção de um vídeo semanal – pranayama e meditação, enviado ao grupo por aplicativo de relacionamento. A partir deste, faz-se encontro online por plataforma virtual, ampliando a abordagem proposta no vídeo e mantendo a integração do grupo, bem como possibilitando a permanência das práticas.

Há percepção por parte da equipe, terapeutas e dos participantes que essa relação com o cuidado em saúde têm promovido uma construção de uma nova perspectiva de vida com qualidade e participação, sendo o idoso o protagonista do seu cuidado em saúde. A reorganização das rotinas, incluindo pranayamas e meditação, a capacidade de superação frente à situação desafiadora da Pandemia tem provocado o desenvolvimento de resiliência, interação com novas tecnologias, e vêm mantendo presentes o convívio com idosos e profissionais.

Yoga e meditação assista ao vídeo aqui

O estabelecimento das práticas de Yoga e Meditação têm abrandado o contexto restritivo do momento e contribuído para a estabilidade e saúde emocional. O propósito de alcançar a harmonia é um caminho pra cura entendendo-a como um espaço de ressignificação do processo de envelhecimento, do adoecimento. Encontrar outros significados é uma forma de cura.

Este trabalho foi recentemente apresentado no Programa Minuto Mais Saúde da Rádio Literária Carrapato, uma rádio comunitária de Crato Ceará. Este programa vai ao ar todos os sábados das 15 as 17h sempre com uma programação ampla para a comunidade. Este mês de outubro o tema geral do programa está sendo a Saúde do Idoso.

                                      

https://anchor.fm/samuel-pereira-do-nascimento/episodes/Programa-Minuto-Mais-Saude-101020-ekupdv

Deste modo, trocando experiências e misturando sotaques vamos   fortalecendo o SUS!