Trabalhadores e gestores do HILP se reúnem para discutirem mudanças no atendimento

12 votos

 Desde novembro de 2009, com o intuito de organizar o sistema de saúde no estado do Piaui, o SUS local implantou  o serviço de regulação da assistência à saúde, sob a gerência da CERAS e da CGSUS. Assim, os hospitais de referência como o Hospital Infantil Lucídio Portella deixaram de ser porta de entrada para marcação de consulta e realização de exames de média e alta complexidade. A partir de então, todo paciente para ter acesso ao hospital tem que procurar o médico na unidade básica de saúde mais próxima da sua residência. Caso o médico identifique a necessidade de uma consulta especializada dará uma Guia de Encaminhamento para a realização do agendamento da consulta através da GCSUS ( se o paciente reside em Teresina), e através da CERAS (se o paciente reside em outro município). 

O sistema de regulação criado com o propósito de melhorar o acesso dos usuários do SUS, durante todo esse período,  virou um caos, pela falta de uma infraestrutura adequada para dar agilidade ao atendimento, burocratizando e dificultando o acesso. Diariamente , tem chegado ao hospital um  elevado índice de usuários reclamando  que estão há semanas e ou meses aguardando um agendamento sem sucesso,  enquanto que os consultórios de alguns médicos estão esvaziados por falta de pacientes.  Esse cenário tem gerado insatisfação tanto a nível dos usuários, quanto dos profissionais. Diante desse impasse, trabalhadores do hospital,  gestores do SUS e o Ministério Publico decidiram pelo retorno do sistema de marcação de consulta através do próprio hospital, como forma de melhorar o acesso aos serviços de saúde no hospital
 
Assim, hoje pela manhã os trabalhadores e gestores, muitos felizes, se juntaram numa grande roda pra discutirem o fluxo e as funcionalidades do programa de marcação de consulta, que será viabilizado através da Central de Marcação a ser implantada no hospital a partir do dia 05 do corrente mês. Tal medida será um grande passo para a garantia da facilidade do acesso e resolutividade do atendimento em relação às consultas e exames especializados na assistência pediátrica. Segundo Cesar Augusto, Técnico responsável pela implantação do programa  de informatização do atendimento, todo paciente para ter sua consulta marcada, bastará trazer um encaminhamento do médico da UBS, cujo agendamento será feito diretamente no hospital, no mesmo dia da chegada do usuário, e a consulta médica realizada no período máximo de 10 dias, conforme pactuação feita. Além disso,  a Central de Marcação contará com um moderno sistema  de cadastro do paciente,  com várias janelas operacionais de estatísticas, o que vai facilitar as pesquisas  das consultas e internações realizadas,  agregando também um prontuário único, com a integração de todos os serviços executados no hospital, otimizando assim a qualidade do atendimento.
 
Enfim, depois de tantas turbulências, o HIlP recebe dos gestores da saúde o olhar humano que tanto gritou. E viva o SUS!