GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA – PREVENINDO E PLANEJANDO

22 votos

Introdução:

Esta intervenção foi realizada durante o Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, desenvolvida pelos doutorandos Fabrício Fernandes Dantas e José Rebberty Rodrigo Holanda do 9º período, realizada na Unidade Básica de Saúde de Mangabeira, em Macaíba – Grande Natal/Rio Grande do Norte (RN), coordenado pela profª Dra Ana Tania Lopes Sampaio, sob a preceptoria do médico Yuri Ghuilherme Alexandre S. Costa e da Enfermeira Nayara Buccos P. de A. Luiz.
Durante 25 visitas domiciliares que realizamos, observamos que em várias residências havia mães muito jovens, ainda adolescentes, sendo algumas com mais de um filho. Essa percepção foi ampliada no decorrer dos atendimentos de pré-natal que auxiliamos, bem como nos atendimentos de crescimento e desenvolvimento infantil.
Alunos da escola e doutorandos
Objetivos:
Conversando com a equipe, vimos que essa questão da gravidez na adolescência é um problema recorrente na região e decidimos trabalhar, no projeto de intervenção, uma forma de dialogar com adolescentes da área sobre a necessidade de um melhor planejamento de uma gravidez. Aproveitando a temática, abordaríamos também a necessidade de prevenção contra DST’s.

Metodologia:
Nosso projeto de Intervenção foi dividido em dois momentos distintos: um realizado na escola João Chaves e o segundo momento realizado na UBS de Mangabeira.
Na escola, com uma média de 35 alunos do turno vespertino de 11 a 16 anos, realizamos um quiz sobre gravidez na adolescência e DST’s, com a participação de todos.Realização do quiz com perguntas sobre o tema
A cada pergunta mostrada pelos doutorandos, os alunos respodiam e depois fazia-se esclarecimentos sobre o assunto.
Mostramos cartazes com 10 perguntas e duas alternativas cada, e distribuímos folhas com respostas A e B para que levantassem a letra que achassem correta.Participação dos alunos
Levamos materiais informativos (um total de 4 materiais diferentes) que foram distribuídos e trabalhados detalhadamente. Os materiais tinham como temática a gravidez na adolescência, enfatizando os riscos e o que muda na vida de uma pessoa com a responsabilidade de um filho.
Outra temática abordada nos materiais era os diferentes métodos contraceptivos existentes, bem como as forma de contágio e prevenção das DST’s.Panfleto adaptado pelos doutorandos Fabrício Fernandes e José Rebberty Rodrigo
Panfleto sobre prevenção da gravidez da adolescênciaComo estímulo para atrair a atenção dos alunos, levamos diversos brindes para aqueles que mais participassem.
No segundo momento fomos com os adolescentes até a UBS de Mangabeira para apresentar as instalações, explicar os serviços que a Unidade tinha pra oferecer à população, verificar o calendário vacinal e oferecer um lanche.
Foi uma tentativa de estabelecer vínculo entre equipe e os adolescentes.Alunos na UBS Mangabeira

Resultados:
Os resultados da intervenção foram bastante gratificantes. Encontramos adolescentes curiosos e interessados em conhecer a temática abordada. A distribuição de brindes estimulou uma participação maciça de todos, com perguntas e comentários sobre os mais diversos pontos de vista.
Nos questionamentos que abriram o trabalho, identificamos um nível de conhecimento sobre gravidez/métodos contraceptivos ou sobre DST’s abaixo do esperado para a faixa etária. Esse questionamento inicial nos orientou sobre quais pontos enfatizar na conversa que teríamos com os alunos.
Os alunos se interessaram pelos materiais distribuídos, demonstrando vontade de ler e conhecer sobre o assunto. Entre os temas enfatizados, está o uso da camisinha que além de ser eficiente método contraceptivo, previne contra DST’s.
Apesar das dificuldades, ficamos imensamente realizados com a recepção por parte dos alunos, como também o interesse demonstrado em participar das atividades. Esse fato nos levou a acreditar que trabalhos como esses pode sim fazer a diferença.