Ação “Hospital do Ursinho” é Realizada em Teresina

11 votos

Como já havia sido introduzido anteriormente neste espaço, as crianças do Hospital Infantil Lucídio Portela receberam no último sábado (31), pela manhã, a visita de acadêmicos de medicina (UESPI) e odontologia (Facid), para a ação "Hospital do Ursinho", com a proposta de reconstruir ludicamente o ambiente hospitalar, a fim de reduzir a natural insegurança dos pequenos pacientes quanto aos procedimentos de saúde.

As crianças e seus pais/acompanhantes foram inicialmente convidados a se dirigirem ao pátio central do hospital, onde estava montada a estrutura da brincadeira.

2014-05-31_09.14.01.jpg

As crianças eram, então, chamadas a participar, uma por vez, ganhando um urso de pelúcia que assumiria o papel de "filho". Enquanto as demais esperavam, coloriam gravuras.

hosp_do_ursinho1.jpg

hosp_do_ursinho6.jpg

Na atividade, a criança acompanhava de perto todo o processo de tratamento do ursinho, desde o preenchimento do formulário, até a realização de consultas, exames etc., sendo, ainda, estimulada a manusear objetos, para ampliar sua compreensão de que tudo se tratava de procedimentos corriqueiros, não havendo motivos para temê-los.

hosp_do_ursinho5.jpg

hosp_do_ursinho3.jpg

No fim da manhã, realizou-se ainda a "cirurgia do Teddy", na qual um urso maior foi usado para encenar uma intervenção cirúrgica, acompanhada de perto pelos pequenos, que se envolveram na brincadeira, buscando auxiliar os "cirurgiões" e tranquilizar o ursinho. O desfecho da operação foi a retirada de tubos de bolha de sabão, que as crianças sopravam para comemorar o sucesso da cirurgia.

campanha_31-05-14_8.jpg

hosp_do_ursinho4.jpg

Para atender os pacientes que não puderam se dirigir ao pátio, foram deslocados dois grupos de estudantes, que passavam pelos leitos conversando, contando histórias e cantando. Esse nicho da campanha pareceu-nos especialmente importante também aos acompanhantes das crianças, que vislumbravam um, ainda que breve, momento de descontração dentro da rotina hospitalar.

campanha_31-05-14_6.jpg

As diretrizes da campanha são inspiradas no Teddy Bear Hospital, ação realizada no mundo inteiro e trazida ao Brasil pela ONG IFMSA. O objetivo é romper a sisudez do hospital, de modo a conscientizar a criança através de um discurso mais próximo do seu universo.

2014-05-31_15.47.01.jpg

campanha_31-05-14_7.jpg

Recomendamos fortemente que a campanha seja reproduzida regularmente nos hospitais do país inteiro, pois é notável a melhora de receptividade das crianças ao diálogo de saúde, tendo efeitos de longo prazo na aceitação dos tratamentos.