Abraça a RAPS: Em Defesa da Reforma Psiquiátrica (Retrospectiva 2015)

19 votos

Como eu gostaria de escrever notícias boas, como por exemplo a festa de Natal do CAPS III Dê-Lírios em Joinville. Mas a festa foi cancelada!

E se eu pudesse escolher gostaria que a Pejú, a Sabrina e a Luciane fizessem comentários nessa postagem que com certeza seria (ou será?) exibida no Carro-Céu.

Aprendi que tudo muda e se transforma, e as vezes os melhores amigos de um ano se separam no ano seguinte, a vida é corrida e aquilo que acreditamos agora muda na próxima estação.

Quando a discussão sobre o fim da PNH como Política de Governo começou a pipocar nesta Rede, claro que fiquei triste pois tinha acabado de participar da IV Mostra de Humanização de SC, onde conheci e disse adeus ao apoiador da PNH em SC.

Não sou fã do PT, e assisti ao Ministro Arthur Chioro ser tirado do cargo de uma forma tão repugnante, que causa indignação até mesmo para quem não simpatiza com o partido.

Nenhum “tuitaço” ou manifestação impediu  que a pasta da Saúde e por consequência o SUS fosse usado como moeda de troca para manter o poder da President(a). 

Não consegui ser eleito delegado para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, mas graças ao critério da paridade de gênero minha mãe esteve neste evento como delegada eleita de Santa Catarina.

Não registramos nada sobre a experiência dela por aqui pois aconteceram tantas coisas ruins nessa conferência que ela se lembrou do tempo da Ditadura Militar.

Deixo aos membros desta Rede um convite que está circulando a mil pela internet (afinal o tempo urge e a sapucaí é grande):

medico.jpg

Caros amigas e amigos, imagino que estejamos todos compartilhando sentimentos de indignação devido ao anúncio feito ontem pelo Ministro da Saúde em relação a Coordenação Nacional de Saúde Mental, indicando o Valencius Wurch Duarte Filho, que foi diretor do maior hospital psiquiátrico da América latina, casa de saúde Dr Eiras de Paracambi.

Assim, entro nesta Rede para divulgar que está sendo planejado um ato nacional a ser realizado em todos os municípios onde houver resistência à mudança dos rumos da Política Nacional de Saúde Mental.

lutar.jpg

 Dia 14.12.2015 (segunda – feira), às 14h, no horário de Brasília, vamos fazer um Abraça a RAPS, pela defesa da RAPS. Em cada serviço, para usuários, trabalhadores, familiares defenderem nossa Rede e pela continuidade da Reforma Psiquiátrica.

Quem puder chame a  mídia local para dar muita visibilidade!

Deixo com vocês as palavras do Roberto Tykanori Kinoshita:

fica_tika.jpg

No que voce está pensando? … Pois eu penso que é preciso ultrapassar o momento de choque e espanto. Não deixar a dúvida e o medo tomarem conta.

Precisamos mobilizar a alegria e a coragem, para que cada um desperte a força no outro!

Ligar, conectar e agir coletivamente. Defender a Democracia e o Estado de Direito.

Defender a Reforma Psiquiátrica!

É hora de Luta Antimanicomial!

Avante, por uma Sociedade sem Manicômios!