Lançamento na RHS dos Vídeos do Prêmio HumanizaSUS

11votos

Nove experiências bem sucedidas e inovadoras de humanização no SUS
foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde por meio do Prêmio #HumanizaSUS.
Para mostrar esses casos de sucesso, cinco cineastas foram convidados
para viajar pelo Brasil e contar essas histórias.

A Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização, apresenta:

Prêmio #HumanizaSUS

Uma série de documentários com experiências exitosas da humanização

nos quatro cantos do País

Fazer uma história viva do SUS é contá-la a partir da imersão daqueles que estão conectados com as forças reais presentes nos territórios de cuidado. Ampliar o acesso a estas histórias e compartilhá-las por todo o Brasil com trabalhadores, gestores e usuários do SUS é produzir saúde coletiva, empoderar e dar visibilidade a experiências que constroem de fato a saúde pública brasileira. Nessa aventura em 9 episódios, vamos navegar por todas as regiões do Brasil onde a humanização fez florescer ainda mais o Sistema Único de Saúde(SUS). A cada semana uma experiência diferente será lançada aqui na Rede HumanizaSUS.

Saiba como tudo começou:

Esta série de documentários narra experiências exitosas do SUS, dando passagem aos diferentes modos de produzir saúde, mostrando quem faz e como faz, contagiando e estimulando mudanças nas práticas de saúde nos territórios. A proposta teve início pelo desejo em documentar os 10 anos de existência da Política Nacional de Humanização (PNH), e provocou a criatividade do coletivo com a condição de que fosse inclusivo das muitas experiências exitosas de humanização pelo Brasil afora. Surgiu então a ideia de um concurso cultural de vídeos construído a muitas mãos: Núcleo Técnico da PNH, Rede Humanizasus e os coletivos de humanização desejosos em mostrar suas iniciativas. Em 04 de junho de 2013 foi lançado na RHS o concurso cultural.

Clique e acesse o post de lançamento do concurso e o vídeo de chamamento para a inscrição na Rede HumanizaSUS.

Para participar, os gestores, trabalhadores e usuários interessados em mostrar como fazem o SUS dar certo precisavam enviar um vídeo de até cinco minutos que mostrasse  algum serviço ou iniciativa da saúde pública com resultados positivos em unidades básicas de saúde, policlínicas, hospitais, serviços especializados, setores relacionados diretamente à gestão no SUS, iniciativas de usuário. Dos 284 vídeos inscritos na Rede HumanizaSUS, 30 foram selecionados como finalistas e nove deles compõem o novo vídeo e o catálogo institucional da PNH. Todos os vídeos foram assistidos por 18 apoiadores da PNH pelo Brasil, que, de maneira independente, avaliaram experiências de regiões diferentes daquelas em que realizam apoio institucional. Critérios como a criatividade e o potencial para melhorar o acesso e qualidade no SUS fizeram parte da avaliação. Os vídeos que não tinham relação com o tema do edital ou ultrapassavam o limite de cinco minutos foram desclassificados. Os 30 vídeos com melhor avaliação foram encaminhados à Comissão Julgadora do Concurso, composta por representantes da PNH, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems),Conselho Nacional de Saúde (CNS), Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde (MS) e Organização Panamericana da Saúde (Opas). Cada membro da Comissão Julgadora teve até o fim de outubro para realizar sua avaliação de maneira independente e indicar os 30 finalistas do concurso.

O resultado do Concurso, com a apresentação dos  vídeos selecionados, ocorreu no dia 28 de novembro 2014, durante o Seminário 10 anos da PNH, em Brasília (DF). Para a solenidade, foram convidados os autores dos 30 vídeos finalistas do concurso. Entre os vídeos selecionados, houve ainda a premiação na categoria Voto Popular, com Menção Honrosa para o mais votado pelos internautas na Rede HumanizaSUS.

Mas, a história das experiências reverberaram mesmo após a menção honrosa dos escolhidos, seguimos no intento de unificar estas iniciativas, separadas geograficamente, unidas na RHS e inspiradas pelas diretrizes da PNH. Política que acredita na potencialidade das diferentes formas de produção de saúde, valorizando a produção do comum. Nesse cenário, uma equipe de documentaristas e alguns consultores do Núcleo Técnico da PNH foram aos territórios das 09 experiências exitosas premiadas e recontaram essas histórias entrelaçadas de afetos, vínculos e muita vivência de humanização.

Chegou a hora de espalharmos ainda mais e para todos os cantos desse Brasil toda esta construção coletiva, uma história contada por muitos e de muitos modos, que em breve poderá ser vista e revista, compartilhada e comentada aqui na Rede HumanizaSUS. Chamem suas redes parceiras, gestores, profissionais e usuários do SUS para prestigiar mais uma vez essa coleção de relatos tão preciosa sobre o dia a dia do SUS.

O Ministério da Saúde em 21 de dezembro de 2016 realizou a entrega do Prêmio HumanizaSUS para profissionais e gestores, no Auditório Emílio Ribas, térreo do Ministério da Saúde, às 14:00h.

 

 

 

Lançaremos um vídeo a cada semana!

Cronograma de Lançamento na Rede HumanizaSUS

 

Data

Nome do vídeo Direção: Cidade
20/09/17 HumanizaSUS – Cersami: A clínica feita por muitos Alice Riff Betim – MG
27/09/17 HumanizaSUS – HDT Humanização Contagiante Quelany Vicente Goiânia – GO
04/10/17 HumanizaSUS – Permaneço eu, permaneço tu, permanecer SUS Celina Lerner Salvador – BA
11/10/17 HumanizaSUS – Maior que o Infinito é a Encomenda Diogo Martins, Rafael Frazão. Manaus – AM
18/10/17 HumanizaSUS – Cura e Carinho Celina Lerner Brasília – DF
25/10/17 HumanizaSUS – Do que vem antes Diogo Martins Blumenau – SC
01/11/17 HumanizaSUS – Igaraçu Canoa Grande Fabio Bardella Borba – AM
08/11/17 HumanizaSUS – Doulas: O toque que faz a diferença Alice Riff Sete Lagoas – MG
15/11/17 HumanizaSUS – Clínica Ampliada – A Odonto Além da Boca Fábio Bardella Maringá – PR
22/11/17 Making Off do projeto o SUS Que dá Certo Quelany Vicente