Oficina Conversando e Cozinhando – CAPSi Blumenau

10votos

Na oficina Conversando e Cozinhando, que ocorre semanalmente no CAPSi do município de Blumenau, elaboramos receitas enquanto conversamos sobre a vida. Exploramos temas como planejamento, organização, gestão coletiva, acolhimento, divisão de tarefas, autonomia, responsabilidade compartilhada, cooperação, reflexão a partir de temas geradores do cotidiano, relações interpessoais (dinâmica familiar e escola).

Em todos os encontros fazemos a preparação e degustação do alimento. Os integrantes são envolvidos em todas as etapas das atividades do grupo. A receita é o pretexto afetivo para conversarmos.

Em 2017 apresentamos no evento estadual Na Cozinha com o SUS esta atividade do serviço de Saúde Mental, quando oportunizamos a degustação do Bolo de Beterraba e fizemos o relato de experiência do encontro entre Cuidadores/Pais e Adolescentes, quando preparamos o Tamo Juntos. Os adolescentes confeccionaram convites, decidiram as receitas e o modo de apresentação. O objetivo deste encontro foi contribuir para que os pais percebessem as potencialidades dos filhos e passassem a valorizar seu  protagonismo e autonomia. Pais e filhos pensaram em soluções em conjunto para preparar os alimentos.

O bolo foi cortado e embrulhado em papel, delicadamente. O patê, colocado sobre pão e distribuído em pratos. Quando os alimentos estavam prontos e degustados, foi lido o texto “Nó no Lençol” e houve momento para conversar e refletir sobre os objetivos deste encontro. O grupo nomeou o doce por “Tamo Junto”, após refletir sobre o afeto, vínculo e cuidado nas relações interpessoais.

Este caderno de receitas representa mais um ato de afeto para com aqueles que fizeram este grupo viver no ano de 2017!

Segue o link com o caderno completo!

 

https://drive.google.com/open?id=0B-xJwK2Opv6mT2tSaXZPZmJtNXBpSnFzamZtS3liazJZMG5v