Relação Profissional x Paciente

10 votos

A empatia é algo muito valioso para todos nós, principalmente para os que estão em situação de adoecimento e fragilidade, necessitando do lado mais humano dos profissionais que os acolhem.  Essa relação profissional x paciente é de extrema importância, principalmente emocionalmente, acolhendo o paciente em meio a sua fragilidade de forma responsável e compromissada. Porém, com o passar das mudanças que a vida moderna vem apresentando, cada vez mais se evidencia o “mecanicismo” em alguns atendimentos ficando em evidência reclamações e insatisfação de usuários nas consultas e visitas realizadas pelos profissionais.

A tecnologia ganhou seu espaço e em alguns momentos acabou por causar desconfortos aos usuários dos serviços que não compreendem o motivo de alguns médicos e enfermeiros utilizarem celulares em consultas. Ressaltamos que seu uso nos dias de hoje é muito importante, desde que utilizados de maneira sadia e benéfica principalmente para o cliente, sendo importante que aja uma boa comunicação e interação neste momento. Outra situação que se destaca é a forma como esse profissional aborda seus clientes, os termos utilizados, e as interpretações que podem ser feitas e em algumas vezes podem causar má interpretação e situações desagradáveis.

A interação sem discriminação, o ouvir, acolher, são fatores que em conjunto melhoram o atendimento. É importante sempre se colocar no lugar do outro e saber que hoje sou eu profissional para com meu paciente, mas amanha pode ser eu como paciente com outro profissional. Por isso, a melhor forma de fluidez e estratégia é dialogar com clareza de forma que sejam esclarecidos todo o processo da consulta e sanado todas as possíveis dúvidas do paciente, tornando um atendimento satisfatório tanto para o profissional quando para o cliente, tornando uma relação humanizada.