Boas discussões sobre a PNH em Campo Grande – MS

10 votos

 

No dia 22 e 23/04, a convite da Coordenação da Residência Multidisciplinar em Saúde do UFMS, a consultora Beth Mori e eu discutimos a PNH com residentes, alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de saúde, professores e etc.
Foram momentos de questionamentos, aprendizados e reflexão sobre os modos de produzir o cuidado em saúde. Momentos que reforçam a importância de ampliarmos as parcerias e os olhares…
A humanização não pode ser restrita a um pequeno grupo de pessoas. O desafio da PNH é imenso, é de todos nós!
 
 
E na noite do dia 23/04, Altair (ex-consultor da PNH e conhecido dessa Rede) convidou Beth Mori para participar de um evento na Santa Casa de Campo Grande. O hospital está passando por reformas (físicas também!) e irá implantar o ACR em breve. A Secretária Estadual Sra. Beatriz Dobashi mais uma vez reforçou o compromisso com a humanização. Paulo Ito, obstetra e parceiro da PNH, apresentou o processo de construção coletiva da Política Estadual de Humanização. Beth nos brindou com uma fala acessível, objetiva e reafirmou o compromisso da PNH com a construção do SUS. Altair nos convidou a refletir sobre a diretriz Acolhimento como reorganizador das práticas e sobre os perigos de fazer Classificação de Risco SEM Acolhimento. O dr. Bonilha, chefe do PS, e a Enf° Regiane, do Hospital Regional, contaram um pouco sobre os aprendizados nesse processo.     
 
 
Convido Beth, Altair, Analice e Fátima (Coordenação da Residência), Verena e demais participantes do Coletivo Ampliado a acrescentar mais informações e fotos neste post.
 
um abraço, Catia