Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina-Piauí cria Espaço Acolher

12 votos

 

Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina-Piauí cria Espaço Acolher
 
                               O Espaço Acolher é um espaço construído voltado para a usuária grávida que chega a esta Maternidade seja de localidades distante, seja dos bairros da capital ou cidades do interior. O objetivo é acolher a usuária que estar em estado vulnerável de trabalho de parto(pródomos do parto). A CTH e o Serviço Social construíram um folder com o objetivo de informar a todas as equipes da instituição sobre o novo espaço acolher.
 
Autor: Lourival Oliveira

 

 
Apresentação
A Maternidade Dona Evangelina Rosa, através da Supervisão de Serviço Social e da Câmara Técnica de Humanização no intuito de contribuir com a construção efetiva da Política Nacional de Humanização do SUS proposta pelo Ministério da Saúde, lança o projeto: “Espaço Acolher: Acolhendo vidas, protegendo direitos”cujo foco é a prestação de assistência social humanizada às gestantes no período perinatal e sua família, quando buscam a Urgência/Emergência da MDER, mas não tem indicação imediata de admissão clínica; são provenientes de outros municípios sem referência familiar, ou por residirem em locais mais distantes da cidade.
 
Objetivo:
Promover assistência humanizada e acolhimento às usuárias gestantes no período perinatal em situação de Urgência/Emergência e aos seus acompanhantes na MDER, oferecendo um ambiente aconchegante provisório, que proteja e garanta o exercício de seus direitos de cidadania.
Atividades:
Escuta qualificada da usuária;
Rodas de conversas sobre os princípios da carta dos direitos e deveres dos usuários;
Realização de atividades de relaxamento, entretenimento e ocupação, através de leituras de livros, revistas, programa de TV, música, oficinas de trabalhos manuais, etc;
Registro de depoimentos no livro: “Minha vida dá um livro”,
 
Fluxo de atendimento:
Admissão: A Assistente Social de Plantão fará o acolhimento inicial e identificando a necessidade fará o encaminhamento da usuária ao Espaço Acolher, registrando o atendimento em instrumental próprio;
 
Espaço Acolher: As Assistentes Sociais com atuação na Supervisão de Serviço Social e CTH, em parceria com as estagiárias de Serviço Social e demais técnicos dos referidos setores, serão responsáveis pelo desenvolvimento das atividades previstas no presente projeto.
 
 
 
 
Saúde é direito de todos e dever do Estado,
É produção social, resultado de complexas redes causais que envolvem elementos biológicos, subjetivos, sociais, econômicos, ambientais e culturais que se processam e se sintetizam na experiência concreta de cada sujeito singular, de cada grupo em particular e da sociedade em geral.
 
 (Constituição Federal do Brasil)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


                                         
  
MATERNIDADE DONA EVANGELINA ROSA
PROJETO
“ESPAÇO ACOLHER: ACOLHENDO VIDAS, PROTEGENDO DIREITOS”
  
 
 
 
 
 
 
 


TERESINAPI