2o. encontro do GTH SESAU Campo Grande/MS

13 votos

O 2º Encontro do GTH – SESAU iniciou com acolhida dos novos representantes, a Coordenadora Ilza Mateus apresentou o PAINEL ACONTECENDO que terá como objetivo a integração de ações da SESAU, e estará possibilitando aos integrantes do GTH apresentar ações, capacitações e projetos que estão sendo realizados pelo seu setor. Esta ação contribuirá na construção de uma agenda coletiva de ações da SESAU para os componentes do grupo.

No 1º Momento, foram distribuidos aos participantes um referencial teórico-prático com o resumo dos dispositivos da PNH, temática trabalhada neste 2º encontro.
No 2º Momento, logo após o intervalo, cada grupo apresentou com suas palavras o entendimento dos dispositivos.
No 3º Momento, os grupos discutiram as ações de humanização trazidas pelos setores ou por unidades de saúde, desta forma foi possível conhecer as ações de humanização realizadas pelos setores bem como muitas discussões para enquadramento destas ações nos dispositivos da PNH. Foi um momento enriquecedor e muito produtivo que resultou em sugestão de um dos grupos em manter essa mesma pauta para o próximo encontro, possibilitando assim uma aprendizagem aprofundada e com mais tempo para realização desta atividade.
No 4º Momento foi solicitado ao grupo apresentar duas ações de humanização, enquadrando-as nos dispositivos que foram discutidos anteriormente. Após as apresentações dos grupos, alguns ajustes para o enquadramento das ações nos dispositivos foram realizados.
O exercício de enquadramento das ações de humanização já realizadas na SESAU possibilitou ao grupo o reconhecimento de novas formas de estudar os conceitos de humanização. Com a troca de experiências os projetos de humanização podem ser ampliados nos dispositivos, de modo que seja disseminada a PNH de forma concreta nas ações de saúde da SESAU.
Campo Grande a cada encontro está se fortalecendo em busca de aprimorar e implemetar ações de humanização em sua rede.