Fórum da Rede Perinatal discute melhorias

12 votos

 

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) realizou nesta sexta-feira, 18, o Fórum de Atenção da Rede Perinatal, com o foco voltado às melhorias como humanização do atendimento, redução da mortalidade materna e neonatal. O encontro reuniu a direção da unidade, técnicos e coordenadores das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de duas técnicas do Ministério da Saúde que realizam visita a Roraima. 
 

O secretário estadual de Saúde, Rodolfo Pereira, afirmou que reduzir o índice de mortalidade infantil é prioridade e que a orientação é para fazer o possível para que isso aconteça. “Estamos no caminho certo, melhorando números, qualificando equipes e ficando próximos do Ministério da Saúde (MS)”, falou Pereira.

Segundo a supervisora do Plano e Qualificação das Maternidades no Nordeste e na Amazônia Legal, Aline Costa, a visita acompanha as ações, dentro do pacto pela redução da mortalidade infantil, a qual a maternidade está inserida.

Ela disse ainda que o fórum busca integrar o Estado e o município de Boa Vista quanto à construção de diretrizes e dispositivos eficazes. “Dentro disso podemos citar o acolhimento, a qualificação do pré-natal, a visita aberta e a humanização do parto e do nascimento. O Hospital Materno Infantil vem avançando muito nos processos e uma das metas do Ministério é reduzir cada vez mais os partos cesarianos”, completou a supervisora.

Como explicou a consultora do MS e coordenadora da Política Nacional de Humanização no Norte, Terezinha Moreira, as ações e medidas acontecem em conjunto e municípios, Estado e Ministério devem andar lado a lado. “Temos que focar em três eixos: formação de profissionais através de capacitações e cursos, valorização do trabalhador e do trabalho e difusão da humanização a todos os envolvidos”, destacou.

 O assessor de Humanização da Sesau, Wagner Costa reforçou que o comprometimento e desenvolvimento das ações em conjunto vem acontecendo em Roraima. Segundo ele, aos poucos a unidade vai se sobressaindo e conquistando melhorias. “Uma delas é a visita ampliada, que proporciona aos pacientes e familiares uma comodidade e facilidade. Sem contar que mesmo com o fluxo durante todo o dia, os índices de infecção são os mais baixos da região Norte”, disse.

A diretora da maternidade Ana Carolina Brito, ressaltou que em 27 anos, esta é a primeira vez em que o diálogo e as ações estão perto dos moldes do Ministério e que os treinamentos e medidas vêm sendo constantes. “A humanização está presente e junto a isso os números são positivos. Nossa taxa de mortalidade é de 12,09 a cada mil nascidos, enquanto o Ministério da Saúde preconiza a taxa de 18 como satisfatória”. ”, afirmou. 
   
BRUNO PEREZ – ASCOM/SESAU
DATA: 18/06/10