Profissionais do HGE de Alagoas participam de oficina sobre Política Nacional de Humanização

11 votos

Neide Brandão

O Hospital Geral do Estado (HGE) por meio do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) realizou, na semana passada, uma oficina sobre a Política Nacional de Humanização (PNH). O evento,  que aconteceu no auditório da Hemoal, faz parte de ações desenvolvidas pelo GTH para capacitar integrantes do grupo e conscientizar sobre a importância do processo de humanização no hospital.

De acordo com o coordenador do GTH, Sérgio Lira, a proposta é capacitar os servidores para que tornem os serviços, principalmente os assistenciais, mais humanizados.

A oficina contou com a participação da apoiadora da Política Nacional de Humanização (PNH) em Alagoas, a gerente adjunta do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, Petrúcia Barbosa, que explicou para os participantes a relevância da humanização na Saúde.

Para ela, é necessário mudar a forma como os hospitais se posicionam frente ao seu principal objeto de trabalho – a vida, o sofrimento e a dor de um indivíduo fragilizado pela doença. Petrúcia lembra que para cuidar desta dimensão fundamental do atendimento à saúde, foi criada a PNH.

“A PNH aponta para uma profunda mudança no modo de se fazer a assistência nos hospitais públicos do Brasil. Sua implantação foi resultado do esforço integrado do Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais e entidades da sociedade civil, além da participação de gestores, profissionais de saúde e comunidade”, explicou.

Petrúcia destacou ainda que não há humanização da assistência sem um projeto coletivo em que toda a organização se reconheça. “Sem cuidar da realização pessoal e profissional dos que fazem à instituição, não há humanização”.

A Política Nacional de Humanização foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo". Ela reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que têm contribuído para a legitimação do SUS como política pública.