Arraiá do Seu Getúlio: A grande Roda Humanizada

10 votos

 

O Arraiá do Seu Getúlio faz parte da programação da Política de Humanização do Hospital Getúlio Vargas e, todos os anos, é um grande evento. Este ano, o Arraiá foi realizada no dia de São João. É um momento que o hospital para e todos se integram numa grande roda de amizade, confraternização, solidariedade e amor para com o próximo.
São sentimentos assim que fazem parte da vida dos quadrilheiros do HGV, como são chamados os funcionários que dançam quadrilha no Hospital. Esses funcionários passam o ano inteiro preparando roupas, mobilizando os outros e confeccionando artefatos para enfeitar o hospital para o grande dia do Arraiá do Seu Getúlio, nome que foi batizada a festa mais tradicional, devido o hospital se chamar Getúlio Vargas.
Nesse dia, todos se integram, médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, auxiliares e técnicos de enfermagem, pessoal da limpeza. “No Arraiá, todos somos iguais, aqui ninguém é conhecido pela profissão que exerce dentro do HGV, mas todos somos quadrilheiros”, explica a auxiliar de Serviços Gerais, Arlene Marques, a rainha caipira deste ano.
A integração desses “quadrilheiros” é exemplo para todos. Quem é quadrilheiro também faz parte do Grupo de Trabalho de Humanização-GTH e quando é convocado para o serviço, permanece sempre o espírito de solidariedade e compromisso com todo o hospital.  “Nós vestimos a camisa da Instituição, somos unidos, o problema de um, é de todos”. Fala emocionado o auxiliar de serviços gerais, Edvaldo de Sousa, que há 12 anos dança no Arraiá do Seu Getúlio.
Durante a confecção das bandeirinhas de São João para serem colocadas no terreiro, até os acompanhantes ajudam, os pacientes que podem se locomover assistem a apresentação da quadrilha composta pelos funcionários, que se engajam com afinco durante todo o processo de ensaio até o grande dia.
“Esse é o momento de amenizar o estresse, principalmente para nós que trabalhamos num hospital de alta complexidade como o HGV”, explica o médico e diretor, Noé Fortes.