Mini – estágios e visitas técnicas: aprendizado com um SUS que dá certo

12 votos

 Entre as diversas atividades para qualificação das maternidades selecionadas pelo Plano do Ministério da Saúde estão os mini-estágios e as visitas técnicas. No primeiro semestre de 2010, os profissionais dessas maternidades puderam conhecer o dia a dia de hospitais que são referência para o cuidado qualificado e humanizado em saúde materna e perinatal.

O mini-estágio é um período de cinco dias em que dois profissionais de cada maternidade (geralmente um médico e uma enfermeira de UTI neonatal) passam em um dos três centros de matriciamento parceiros do Plano: o Instituto de Medicina Integral Fernandes Figueira ( antigo IMIP), em Recife; o Instituto Fernandes Figueira ( IFF), no Rio de Janeiro – RJ, e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – SP. Durante esse período, eles acompanham a rotina da UTI, tem acesso ao protocolo da unidade de cuidado e desenvolvem um plano de ação para implementar alguma mudança de curto prazo na sua maternidade. Mais de 50 profissionais foram capacitados e, de julho a setembro acontecerá o inverso: dois profissionais das instituições parceiras visitarão as maternidades para assessorar a implementação das melhorias e acompanhar as mudanças. Para a enfermeira do Hospital Materno Infantil de Imperatriz – MA Vanessa Benini dos Reis, o mini-estágio foi excelente. “É importante ter contato com as dificuldades de outra realidade, superadas através de inovações”, afirma ela.

 

O Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte – MG é parceiro da Política Nacional de Humanização e também recebeu quatro profissionais de cada maternidade que durante dois dias puderam conhecer o modo de fazer humanizado na atenção obstétrica e neonatal nesse hospital. Mais de 100 profissionais puderam conhecer a inserção do Hospital na Rede SUS Municipal e aperfeiçoar suas experiências profissionais com práticas inovadoras que apoiarão a construção do plano de ação em suas respectivas maternidades. “A visita técnica ao Sofia foi uma oportunidade para quebra de paradigmas. Já estamos elaborando um relatório com sugestões para melhorias em nossa maternidade, a partir da prática do acolhimento, presença do acompanhante e participação popular, que pudemos vivenciar lá”, afirma a enfermeira obstetra Sandra Taveiros de Araújo, da Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió – AL.

 

De acordo com a consultora técnica da área da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro, os estágios e as visitas são importantes ferramentas para que se alcance a redução da mortalidade infantil e materna. “As capacitações teóricas nem sempre resultam em impacto no serviço de saúde. Quando o profissional vivencia a prática de outro serviço de saúde e vê que é possível melhorar o seu, a mudança pode ser maior” afirma. " É importante ter um olhar sistêmico sobre as maternidades, superando as ações segmentadas. O Plano envolve uma visão mais integral do cuidado em saúde, com um conjunto de ofertas. Os mini-estágios e visitas são partes importantes, e estão integrados ao conjunto de ofertas, que inclui o trabalho dos apoiadores e supervisores", afirma o coordenador da Política Nacional de Humanização, Dário Pasche.

 

"O que mais temos na mídia é aquilo que não funciona no SUS. Há poucas oportunidades para se falar daquilo que é bom. As visitas e estágios propiciam aos profissionais que muitas vezes podem estar afundados em trabalhos alienados, por exemplo, que saiam desse lugar e visitem modelos de boas práticas. É possível sim mudar, os profissionais precisam é de apoio e atualização em perinatologia." afirma o coordenador das ações da SAS no Pacto de Redução da Mortalidade Infantil , José Luiz Telles.

 

Um dos indicadores do sucesso dessas visitas está na quantidade de solicitações dos gestores das maternidades para que mais profissionais participem, e para isso será oferecida nova rodada de visitas, para cerca de 40 profissionais da saúde no segundo semestre de 2010.

Esta notícia é parte do Boletim SAS no Plano, informativo on-line da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, produzido pela Política Nacional de Humanização e Núcleo de Comunicação da SAS.