Trabalhadores, Gestores e Profissionais de Saúde do Piaui discutem Gestão e Atenção
Produzir mudanças no modo de cuidar e gerir é um desafio que deve ser enfrentado pelos profissionais de saúde, gestores e trabalhadores da saúde. Esse tema foi abordado hoje(5) pela Consultora do Ministério da Saúde, a enfermeira, Marilene Wagner, no 4 Módulo do Curso de Formaçào de Multiplicadores da Politica Nacional de Humanização-PNH, em Teresina-Pi. Segundo ela, essa discussão é importante no sentido que a própria PNH surgiu devido ao numero significativo de queixas dos usuários do SUS referentes aos maus tratos nos hospitais e “precisamos provocar as mudanças para melhorar o atendimento ao usuário´.
Segundo Marilene Wagner, é necessário ampliar a discussão da saúde pública com servidores e usuários em busca de propostas para melhorar o sistema. “O importante é trazer a gestão para perto das pessoas, procurando melhorar o trabalho e aumentar a resolutividade”, explica.
Como alternativa, ela propõe uma prática com sistema de gestão colegiada que assegure a concretização das diretrizes estabelecidas, garantido a motivação, a capacidade de reflexão, o aumento da auto-estima, a valorização da criatividade dos trabalhadores; assegure o papel dos profissionais; estimule a responsabilidade social.
O membro da Camara Técnica de Humanização da Materindade Evangelina Rosa, Lourival Oliveira, coloca como sendo uma das maiores dificuldades enfrentadas é a questão da gestão centralizada que dificulta o processo de trabalho nas Unidades de Saúde.
Por fernandesj
Uma ótima mudança termos pessoas de nossa confiança nos acompanhando antes e depois do parto! mais as mamães enfrentam uma outra dificuldade….Palmas é um lugar muito quente , depois q ganhamos bebe estamos cansadas e e gerelmente com dores. aqueles quartos são muito quentes, e causam um estres muito grande! e 4 mães 4 bebes e 4 acompanhantes em 1 quarto isso almenta em 100% era preciso estudar uma maneira de dar maior conforto pra essas mamães!!!! mais é um ótimo passo considerando as leis e respeitando as futuras e as mamães!