III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas aposta na Humanização!

18 votos

Está acontecendo desde 28 08 2010 em Curitiba PR o III Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas que se estenderá até 31 08 2010.

Dentre os temas em destaque o evento conta com um módulo específico para Humanização e Bioética, abrindo espaço importante para falas sobre a humanização e relatos de experiências, possibilitando não só uma maior publicização da Política Nacional de Humanização para os participantes do congresso, como um espaço de mostra da experimentação dos dispositivos que se vem fazendo no Brasil .

O Coordenador Nacional da Política Nacional de Humanização Dário Pasche instigou os participantes a fazerem um exercício reflexivo sobre o cenário da saúde no Brasil evidenciando inúmeras experiências exitosas no SUS que se consolidam a partir de uma fazer mais inclusivo que fomente o protagonismo e autonomia dos sujeitos  envolvidos nas ações e gestão de saúde.

Com este viés o Coordenador também pode propor uma gestão e uma clínica permeadas por práticas humanizadoras neste processo de produção de saúde e cuidado em uma Conferência no módulo de Pediatria do evento.

Além disso, tivemos hoje 28 08 2010 o relato das experiências de Ouvidoria do Hospital Infantil Joana de Gusmão apresentada pela apoiadora da PNH Maria de Fátima Rovaris, a fala sobre dor com o olhar da humanização da apoiadora do Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba PR) Maria Nilcely Gross. 

Na programação ainda haverá a participação de outros apoiadores com diversos temas da humanização:

Regina Tanaka (Hospital das Clínicas) e Maria Nilcely Gross (Hospital Pequeno Príncipe) com um Relato de Experiência Hospitalar com a Humanização.

Patrícia Rosa (Hospital Municipal de Maringá) e Hellen Hickli (Hospital Universitário da UEM Maringá) sobre Acolhimento com Classificação de Risco.

Completando a programação acontecerá uma mesa sobre Humanziação na Rede Hospitalar e Bioética com a Consultora da PNH Patrícia S C Silva e o Professor da UFSC Lucas Pedebôs.

Gustavo Tenório Cunha falará sobre Clinica Ampliada em uma mesa também no dia 29 08 2010.

Temos ainda a importante participação de apoiadores da PNH no evento Sirlei Kleina (HC Curitiba), Vera Silva (SMS Curitiba) , Altair Stein (HT Curitiba), Rosangela Flitz (HC Curitiba), Ely de Campos (UEM Maringá PR), e a consultora da PNH do Paraná Eliane Benkendorf que coordenará diversas mesas no evento.

 Temos certeza de que este tem sido um bom encontro e uma importante articulação para dentro da rede de saúde no âmbito da pediatria.