Documentário do SUS-Campinas sobre o Acolhimento – Imperdível!!!
É com imenso prazer que apresento na RHS o documentário produzido pelos queridos e valorosos companheiros do Núcleo de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.
Emocionante! Uma peça de resistência em defesa do SUS e uma maravilhosa homenagem aos trabalhadores do SUS-Campinas e, indiretamente, a todos os trabalhadores do SUS-Brasil que resistem às forças de diminuição da vida!
Parabéns à galera do Núcleo de Comunicação (Bete Zuza, Marcos Botelho e outros companheiros que ainda não conheço)! Vocês nos enchem de orgulho!
Conheça também o blog do Núcleo de Comunicação do SUS-Campinas
Transcrevo abaixo a apresentação do vídeo feita pelos próprios autores:
Estreamos, durante o II Forum Municipal de Humanização, o documentário “Acolhimento: diferentes olhares, diferentes práticas. Tornando visíveis os saberes da experiência.”
Este vídeo foi elaborado para a abertura dos debates do Fórum. A edição teve como foco mostrar algumas das diferentes produções de organização dos serviços, de organização do cuidado e das subjetividades incorporadas nestes últimos 13 anos por trabalhadores, gestores e usuários do SUS Campinas. O que nos chama a atenção é essa incansável disponibilidade dos diferentes atores da nossa rede para enfrentar as adversidades e continuar apostando no “SUS Que está dando Certo!” (expressão cunhada e criada em Campinas no ano de 2000, durante o Seminário de Enfermagem). É de se admirar a capacidade dos nossos trabalhadores de não desistir, de multiplicar, de enriquecer e de serem co-autores, na prática, de concepções como o Acolhimento. Concepções que possuem potência para agenciar o trabalho vivo. A vida sempre explode!!!!
O documentário tem 46 minutos de duração. Por esse motivo separamos ele em 3 partes.
Boa sessão!
Obs: os vídeos abaixo não aparecerão, se o acesso ao Youtube estiver bloqueado.
Parte 1: Parte 2: Parte 3:
Por Angela Vaz7
Ricardo.
Adorei a formatação da página e os vídeos estamos nessa luta de dizer não a privatização do SUS.É lógico que atrás disso tem um objetivo para sua privatização.Olhe Ricardo em alguns comentários já postei que sou antes do SUS.Quando entrei na área da saúde bem nova na época não percebia ou não tinha noção o suficiente de corrupção,mais nessa época já estava sangrava o SUS acrescento exames que não foram realizados etc.E já passaram muitos anos!!!!!
Em outra época os responsavéis ligavam para os clíentes perguntando se esteve internados etc se pagou alguns procedimentos e o que pagou.Isso não acaba,porém dificulda determinados vícios…Em visita a uma amiga do interior de Minas Gerais,fiquei surpresa que esse hospital somente atende o SUS,como não tenho maiores detalhes a esse respeito não terei como comentar.Fiquei admirada pelo fato que estamos sempre escutando que os hospitais não conseguem sobreviver com a tabela do SUS.Mais,esse hospital apesar do poste pequeno deu a impressão que está sobrivivendo.Agora a palavra dos defensores da privatização do SUS estão usando a<tendencia>a tendência no futuro é a privatização….quando ouvi está palavra veja o perfil que escreve.
Abraço a todos de Campinas
[email protected]