Documentário do SUS-Campinas sobre o Acolhimento – Imperdível!!!

22 votos

É com imenso prazer que apresento na RHS o documentário produzido pelos queridos e valorosos companheiros do Núcleo de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

Emocionante! Uma peça de resistência em defesa do SUS e uma maravilhosa homenagem aos trabalhadores do SUS-Campinas e, indiretamente, a todos os trabalhadores do SUS-Brasil que resistem às forças de diminuição da vida!

Parabéns à galera do Núcleo de Comunicação (Bete Zuza, Marcos Botelho e outros companheiros que ainda não conheço)! Vocês nos enchem de orgulho!

Conheça também o blog do Núcleo de Comunicação do SUS-Campinas

Transcrevo abaixo a apresentação do vídeo feita pelos próprios autores:

Estreamos, durante o II Forum Municipal de Humanização, o documentário “Acolhimento: diferentes olhares, diferentes práticas. Tornando visíveis os saberes da experiência.”

Este vídeo foi elaborado para a abertura dos debates do Fórum. A edição teve como foco mostrar algumas das diferentes produções de organização dos serviços, de organização do cuidado e das subjetividades incorporadas nestes últimos 13 anos por trabalhadores, gestores e usuários do SUS Campinas. O que nos chama a atenção é essa incansável disponibilidade dos diferentes atores da nossa rede para enfrentar as adversidades e continuar apostando no “SUS Que está dando Certo!” (expressão cunhada e criada em Campinas no ano de 2000, durante o Seminário de Enfermagem). É de se admirar a capacidade dos nossos trabalhadores de não desistir, de multiplicar, de enriquecer e de serem co-autores, na prática, de concepções como o Acolhimento. Concepções que possuem potência para agenciar o trabalho vivo. A vida sempre explode!!!!

O documentário tem 46 minutos de duração. Por esse motivo separamos ele em 3 partes.

Boa sessão!

Obs: os vídeos abaixo não aparecerão, se o acesso ao Youtube estiver bloqueado.

Parte 1: Parte 2: Parte 3: