Medicalização da infância, ritalina e outros assuntos de interesse desta Rede são temas de artigos da revista Interface

15 votos

 O recém lançado número 34 da revista Interface – comunicação, saúde, educação inclui vários artigos sobre temas que vêm sendo motivo de posts e debates na RHS.

 Em 2009, tivemos um suplemento especial da Interface sobre o tema da Humanização (lançado durante o 2º Seminário Nacional de Humanização, em Brasília, agosto de 2009), que pode ser acessado através de link específico presente aqui ao lado, na coluna esquerda de menus da RHS.

 

Neste novo número, destacamos dois artigos do dossiê "Discursos médicos: diagnóstico e medicalização", que tratam de temas que vêm mobilizando, ultimamente, muitos dos participantes desta Rede (para acessar os artigos na biblioteca Scielo, só clicar nos títulos):

 

Discurso médico y estrategias de marketing de la industria farmacéutica en los procesos de medicación de la infancia en Argentina (de vários autores da Universidade de Buenos Ayres: Silvia Faraone; Alejandra Barcala; Flavia Torricelli; Eugenia Bianchi; María Cecilia Tamburrino)

A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas (de vários autores do IMS/UERJ: Francisco Ortega; Denise Barros; Luciana Caliman; Claudia Itaborahy; Lívia Junqueira; Cláudia Passos Ferreira)

 

Para conhecer vários outros artigos interessantes publicados neste número, clique aqui: Interface 34

Os assinantes da versão impressa têm ainda o privilégio de terem em mãos um exemplar de uma qualidade estética excepcional. Com um projeto gráfico a cargo da equipe de criação composta por André Luís Campos NUnes (Fundação ABC), Eliane Dias de Castro (USP) e Elizabeth de Araújo Lima (USP), sob a coordenação da editora de criação Mariângela Quarentei (UNESP), ele apresenta alguns dos "postais cartográficos" construídos durante o processo de pesquisa da dissertação de mestrado "Poéticas do inacabado: verbetes para uma clínica em trânsito" de Gisele Dozono Asanuma.

Também é possível conhecer um pouco desse trabalho através da versão eletrônica, disponível na biblioteca Scielo. Para isso, basta um clique na imagem abaixo.

 

Essa é minha dica do mês,

entre os periódicos da Saúde Coletiva.

Bom proveito!