Hospital Sofia Feldman é parceiro no Plano de Qualificação das maternidades

12 votos

 

Atendimento a uma região de mais de 400 mil pessoas. 134 leitos, sendo 60 obstétricos. 850 partos por mês. 80% de partos normais, só no primeiro semestre de 2010. Acompanhamento do parto por um enfermeiro obstetra. 100% SUS? Isso mesmo! Estes são alguns dados do Hospital Sofia Feldman (HSF) de Belo Horizonte – MG, parceiro no Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatais da Amazônia Legal e Nordeste. O hospital é referência em atendimento a gestantes de risco e em 2010 tem recebido a visita das supervisoras e apoiadoras do Plano.

No primeiro semestre,  mais de 100 trabalhadores da saúde e gestores das maternidades visitaram o Hospital e há previsão de outras visitas até o fim do ano. Durante a visita técnica, os profissionais das maternidades podem conhecer a rotina de funcionamento do HSF, centrada na gestante e sua família, com acolhimento e humanização da assistência a partir de gestão participativa e decisões compartilhadas entre a equipe de saúde e os usuários. Quando retornam a suas maternidades, os trabalhadores tem o compromisso de repassar a toda a equipe de saúde os conceitos e práticas apreendidos no HSF.

 O HSF foi criado com a proposta de ser reconhecido pelo bom atendimento e  inova com ações simples e diferenciadas, como a presença de doulas comunitárias, mulheres que voluntariamente oferecem apoio físico e emocional às gestantes e suas famílias. Há também a Casa de Sofia, que acolhe as mães dos recém-nascidos internados na UTI e conta com profissionais que explicam a elas sobre a situação de seu bebê. Nesta Casa, as mães podem também fazer cursos profissionalizantes e oficinas de arte. Outras inovações são a  Unidade Pré-Alta, a Casa da Gestante e o Centro de Parto Normal.

De acordo com o diretor administrativo do Hospital, o médico Ivo de Oliveira Lopes,o atendimento no Sofia é referência pois eles se preocupam com a qualificação do serviço público de saúde. “O SUS é  nossa responsabilidade e ele deve melhorar em todo o Brasil. Nosso diferencial é o apoio da comunidade e das equipes de saúde ”, afirma.

 

A gestante como protagonista

Outra ação importante no Plano de Qualificação é a disponibilização do médico do HSF, Lucas Silva para visitar as maternidades e discutir a organização do trabalho, a importância da cogestão, com participação dos usuários e funcionários nas mudanças a serem implementadas, o incentivo ao trabalho multiprofissional e as evidências científicas da literatura médica que dão suporte a essas mudanças. Nas oficinas, ele resgata o papel da mulher como protagonista do nascimento  e mostra que a equipe tem o privilégio de participar desse momento  sublime da vida humana.

 “Vejo uma resistência grande da classe médica em algumas maternidades no que se refere a  presença do acompanhante,  apesar da legislação vigente. Mostro com dados científicos que o acompanhante é um aliado da equipe assistencial e o melhor controle de qualidade da instituição. Temos tido grandes avanços e vamos conseguir melhorar os indicadores perinatais nestas localidades “,  afirma ele, que já visitou as maternidades de Salvador, Arapiraca, Maceió, Palmas e Natal e vai visitar outras no segundo semestre. Ele aproveita a visita e discute também a melhoria  da ambiência do parto para incentivar a participação familiar no nascimento e melhorar o trabalho dos profissionais das maternidades.

 “Sinto-me muito satisfeito e honrado em participar desse Plano e contribuir na melhoria do atendimento às gestantes nas maternidades das regiões mais pobres do país,” afirma o médico. O HSF é exemplo de como um Hospital do SUS, com poucos recursos tecnológicos, cresceu com o controle social pela comunidade e apresenta resultados perinatais bons devido ao trabalho em equipe multiprofissional e à gestão participativa de trabalhadores e usuários. “Todos são contaminados com a mesma filosofia: o parto normal no ambiente familiar é a melhor forma de nascer”,  conclui Silva.

 

Mais informações sobre o HSF, parceiro no Plano de Qualificação das Maternidades estão disponíveis no site do Hospital, www.sofiafeldman.org.br