Começou em Fortaleza o Ciclo de Seminários Temáticos “Provocações em Humanização”

12 votos

Como desdobramento do processo que levou à criação das Câmaras Técnicas Regionais de Humanização, buscou-se propor temáticas consideradas mais relevantes para potencializar processos de humanização na rede SUS de Fortaleza, na forma de Seminários temáticos.

Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual, está sendo realizado hoje e amanhã o primeiro seminário do ciclo "Provocações em Humanização". O tema escolhido foi o "Acolhimento em Rede".

Estamos com a presença de mais de 150 trabalhadores da SMS e da SESA, de hospitais e da atenção básica. Contamos também com as preciosas colaborações das Consultoras da PNH Liane Righi que "provocou" sobre "Acolhimento na Atenção Básica e Trabalho em Rede" e de Marilene Wagner que nos "provocou" com a temática "Acolhimento nos  Serviços Hospitalares na Perspectiva do Trabalho em Rede".

 

O publico, "provocado" pelas falas, também tematizou seu cotidiano, mas não no formato de lamentações e visões pessimistas mas,  com a exposição  de problemas concretos, buscar a superação a partir do tensionamento do trabalho em rede. Agora, estamos trabalhando em gruposa para que amanhã, com a presença de gestores, possam ser feitas pactuações com base nas propostas que emergirão dos grupos.

 

Um ganho muito grande percebido desde já é o fato de que a Secretaria Estadual e a Secretaria Municipal estejam com seus trabalhadores inseridos num mesmo processo, discutindo sobre situações analisadoras  das dificuldades que permeiam o trabalho em rede entre Estado e Município.

 

Este post segue sendo construído com o que vai acontecer no dia de amanhã (22 de outubro)