PROCONVIVE – projeto de implementação de ambiente de convivência num CAPS infantil

7 votos

 Olá pessoal!

é a primeira vez que ando por aqui. Conheci o site numa palestra no curso de saúde coletiva da UFRGS, aliás muito bem conduzida pelo André Luis, mestrando em psicologIa social também na UFRGS.

Achei bacana poder compartilhar com todos vocês uma experiência bem sucedida que viemos tendo na cidade de Santa Maria, RS. Como professora da universidade lá (UFSM), junto com um grupo de alunos brilhantes, montamos no ano passado (2009) um projeto em parceria com o CAPS infantil da cidade, com o objetivo de melhorar o ambiente terapêutico. Havia já um estágio em psicologia e a partir dele surgiu a inserção maior de alunos da psicologia num projeto de implementação de um ambiente terapêutico. Esse projeto passou a denominar-se PROCONVIVE, sendo caracterizado por pesquisa e extensão, e foi beneficiado com o edital PPSUS em 2009, registrado sob o número de processo 0900982.

Falo deste trabalho com muita alegria e satisfação, por vários motivos:

– a partir dele obtivemos verba para incrementar os espaços do capsi para as crianças

– obtivemos verba para auxiliar na formação dos profissionais técnicos

– contribuímos para a formação ampliada dos alunos de psicologia que fazem parte, através de ações globais, integrais, pensando na criança com sofrimento psíquico, sua familia, e os seus técnicos de referência

O grupo do PROCONVIVE hoje é formado por mim, pelos técnicos do capsi, por mestrandas de psicologia e alunos de graduação, todas pessoas absolutamente engajadas com o trabalho de tornar melhor o dia-a-dia de todos os que frequentam o caps. Sabemos que não é uma tarefa nem fácil nem romântica, mas é extremamente bonita. Faz com que todos repensem suas próprias posturas frente ao sofrimento mental, frente às pessoas, frente à sua formação, frente à vida. 

Em novo post farei aqui menção aos meus companheiros nessa jornada!