Humanização é tema de II Oficina no Hospital Getúlio Vargas no Piauí

9 votos
 
I
nteração dos participantes e  troca de experiências fizeram parte da palestra sobre Política Nacional de Humanização proferida pelo médico Francisco Passos, diretor do Hospital Infantil lucídio Portela, aos 50 profissionais do Hospital Getúlio Vargas que participaram, durante toda a última quarta-feira (10),  da segunda Oficina de Acolhimento, que discutiu aspectos relativos ao novo modelo de acolhimento em saúde.

O palestrante abordou  vários aspectos sobre acolhimento, onde destacou que não há humanização sem um projeto coletivo. " O projeto de humanização é extenso, pois envolve relações de cuidado, ações éticas, acolhimento familiar e relacionamento entre funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes" sublinha. 
 
 
Em seguida o tema Acolhimento de Produção da Saúde foi apresentado pela assistente social Maria do Amparo Oliveira, que destacou  assuntos importantes como: acolher como gostaria de ser acolhido, dar o que gostaria de receber, trabalhar em equipe, compartilhar situações mais difíceis, dentre outros.
 

 
De acordo com o diretor do HGV, Noé Fortes, o intuito das oficinas é humanizar o atendimento a partir de idéias que visam a oferecer aos usuários um ambiente hospitalar mais agradável . "A Política Nacional de Humanização aponta para uma profundas mudanças no modo de se fazer saúde, e nós temos que acompanhar tais mudanças" explica.  
 
 
Para a funcionária Eliane Gomes iniciativas como as realizações de palestras sobre humanização que o Hospital vem promovendo devem ocorrer sempre. "Todos ganham com essas ações, principalmente os usuários. A humanização das relações é importante em qualquer ambiente de trabalho, mas em um ambiente que trata de saúde é muito mais importante ainda" diz ela.
 
De acordo com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HGV, a terceira oficina está marcada para acontecer no mês de janeiro próximo.