Quem está educando nossos filhos?

7 votos

  É inegável que estamos vivendo tempos muito difíceis. Filhos se rebelando contra os pais, pais matando filhos, filhos matando pais. Às vezes temos a impressão que o "mundo está de ponta cabeça".
 Creio que eu não seria capaz de explicar com palavras o que acho de tudo isso, porque acho que não existem palavras para explicar. Isso mesmo, precisaria se "inventar" uma palavra para explicar os tempos difíceis que estamos presenciando dia-a-dia.
Acredito que nós,  PAIS E EDUCADORES, é quem falhamos e  até permitimos, (inconscientemente, claro), alguns absurdos. Pode observar, a gente vai aceitando as coisas "entrarem" em nossa casa sem grandes questionamentos. No meu tempo de criança, eu jamais assisti uma novela antes de completar meus treze anos! Era proibido. A TV era desligada no horário de "certos programas" considerados impróprios para minha idade.
Estamos sendo muito permissivos. Meu alerta é que o que podemos fazer pelos nossos filhos, quanto a questão de educação, valores, respeito, amor ao próximo, disciplina, precisamos fazê-lo enquanto nossos filhos "cabem" no nosso colo. E isso significa: quando ainda são pequenos, porque nessa idade, somos nós, os pais ou educadores, que somos como "heróis" para eles. Tudo que falamos, (e mais ainda, o que fazemos) é que o que eles vão levar pelo resto de suas vidas. Não basta educar. A educação vem pelo exemplo. Não quer que seu filho xingue, então não xingue nem perto, nem longe dele. Quer que ele respeite os outros, dê então o exemplo. Parece simples, mas não é. Muitos dos pais de hoje tiveram uma infância difícil, então são quase incapazes de ser "pais exemplos" para seus filhos. Mas se você se enquadra nesse tipo de pai, a notícia boa é que sempre se pode melhorar quando temos algo chamado BOA VONTADE.  Sabe o que é um pai/mãe "moderno" prá mim?
 Não é pai que tem orkut, facebook, twitter, blog…
 Pai/Mãe modernos são aqueles que procuram investir na educação de seus filhos se aproximando deles, ouvindo-os quando estão tristes, lhe dando o colo quando estão sofrendo ou quando simplesmente estão meio "de mal com a vida". Pai/Mãe modernos não se enclausuram longe dos problemas, mas acreditam no potencial deles e não tem vergonha de procurar uma ajuda médica, ou psicológica se for preciso.  E não venha com esse papo de que pai/mãe tem que ser "amigo" dos filhos, que eu não acredito nisso não. PAI tem que ser PAI, impor respeito e autoridade. MÃE, seja MÃE. Ame, cuide, ouça, fale, incentive.
 Essa é minha opinião, e claro, certamente, encontrarei muita gente "do contra", mas tudo bem, como temos liberdade de expressão, eis aqui o que penso!
Fique com Deus e até breve!