MELHORE SEU AMBIENTE DE TRABALHO E MELHORE SEU DESEMPENHO

5 votos

O ambiente de trabalho costuma ser o principal foco do estresse, mas existem algumas medidas que podem ser tomadas na tentativa de impedir que seu ambiente de trabalho transforme-se em um sacrifício. Para você encarar o ambiente de trabalho com mais prazer, selecionamos algumas sugestões capazes de te fazer relaxar, esfriar a cabeça, resolver conflitos e tornar seu ambiente profissional mais agradável.

1.     Procure o equilíbrio em tudo que faz – O maior problema é o excesso ou a escassez em qualquer que seja a ação, exemplo: conversar, comer, reclamar e etc… Assim se você buscar ter mais equilíbrio em suas ações, terá maior domínio e desfrutará sem culpas  e sem precisar tomar medidas extremas no seu ambiente de trabalho.

2.    Mude de ares – Passeie por outros setores conheça um pouco mais sobre os colegas que trabalham neles e busque se atualizar sobre o que acontece na empresa é muito comum você trabalhar anos em uma empresa e não conhecer os outros setores e outros colegas além do seu setor. É muito importante conhecer bem a empresa onde trabalhamos, isso nos dá mais segurança.

3.     Respire e Beba água ! Valorize a sua respiração, procure um lugar calmo onde você possa ir de vez em quando para respirar ou apenas ficar em silencio e beber um copo de água ( pelo menos 1 copo de 100ml a cada 2 horas). Assim você vai diminuir a sensação de fadiga e ansiedade, além de cuidar da sua saúde principalmente se você trabalha em um lugar fechado, em frente a maquinas, barulho e com ar condicionado você vai perceber que terá menos vontade de comer doces, de fumar ou de roer unhas, diminuirá seu nível de estresse e irritabilidade e certamente irá melhorar seu desempenho e sua energia.

4.    Respeite o fundamental – Não despreze suas necessidades básicas. Alimente-se bem de forma responsável e nos horários corretos, respeite as necessidades fisiológicas do seu corpo, faça exercícios de alongamento, respire ar fresco, descanse, durma cedo. Não deixe o trabalho determinar essas coisas.  Garanta espaço para suas necessidades essenciais mesmo no cronograma mais apertado isso garante um melhor desempenho em qualquer atividade.

5.    Deixe as farpas de lado – Da próxima vez que você estiver irritado com algo, largue tudo e dê uma volta jogue água fria no rosto, tome um suco, respire fundo algumas vezes. Depois volte e só então resolva, tire as farpas e as palavras duras, lembre-se que quem perde o controle acaba perdendo a razão e o ambiente de trabalho não é o melhor lugar para hostilidades.

6.    Renove-seO ser humano está sempre se renovando. Dorme para se recuperar; come para ter mais energia, perde células todos os dias para dar espaço às novas. Siga o exemplo do seu corpo e renove-se. Jogue fora o que é desnecessário, tente terminar os serviços acumulados (faça um caderno de roteiros diários e siga a risca ), se informe e abra-se  novas possibilidades. Pense em algo que você gostaria de participar e arrume um jeito de realizar isso.

7.    Seja compreensivo, quando for criticado ou tiver que criticar – Da próxima vez que você ouvir um comentário ou uma crítica sobre sue trabalho, leve em conta estes pontos:

a)    Não é fácil dizer a uma pessoa o que você achou do trabalho dela. Quem faz um comentário ou uma crítica por vezes está mais tenso do que quem as ouve.

b)   Se ninguém comentasse nada, não saberíamos em que mudar. As críticas são uma importante oportunidade de crescimento.

c)    Lembre-se das críticas que já fizeram a seu respeito e reconheça as que tiveram um importante valor para o seu crescimento.

d)    Não se prenda apenas aos fatores que acha negativo e tente ver a parte positiva percebendo em que pontos você e a pessoa que fez o comentário ou a crítica concordam.

e)    E Reflita que nem todos fazem críticas por maldade ou só para julgar. Alguns fazem isso porque se importam com você. Se não se importassem, deixariam você continuar errando.

8.    Reorganize-se – Você consegue reorganizar o seu espaço no escritório? Às vezes, apenas mudar as pastas de lugar, melhorar a organização, arrastar a mesa para o outro lado ou mudar a disposição dos quadros pode fazer uma grande diferença. Que tal trazer quadros, fotos, obras de arte, lembranças e até música! Sem exageros! Para não virar uma bagunça. E se nada disso for permitido, veja o que é possível fazer para deixar com sua cara o seu local de trabalho, mesmo que precise deixar seus objetos pessoais escondidos numa gaveta ou carregá-los com você todos os dias, este simples gesto ajudará você a se sentir mais acolhido no ambiente de trabalho.