Conheça a nova coordenadora nacional da PNH

16 votos

No dia 18 de fevereiro o colegiado gestor da PNH se reuniu em Brasília- DF  e  conheceu a médica sanitarista Maria do Carmo Carpintéro,a Carminha,  que assumirá a coordenação nacional da PNH.

 

 

Com mais de 20 anos de experiência em gestão, ela contará com o apoio dos consultores Tadeu de Paula, Beth Mori, Cleuza Pavan e Maria Cláudia na apresentação das funções de coordenação e mapeamento nacional das ações da PNH.

 

Ela vem com o olhar de gestora municipal e quer aproveitar essa experiência de proximidade com o usuário para auxiliar a humanização do SUS. “A humanização deve fazer parte dos princípios do SUS, e é preciso que todos os municípios brasileiros experimentem na prática a PNH”, afirma.
 

Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, COSEMS, desde 2009, ela participou do 2º Seminário Nacional de Humanização, propondo a conversa da mesa temática sobre Ambiência, e à época  era secretária de saúde de Amparo –SP.  Seu primeiro contato com a humanização, porém foi em Campinas, em 2001, durante o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, PNAH.

 

Nesta segunda-feira 28 de fevereiro, ela participou de sua primeira reunião no Ministério da Saúde, com o colegiado gestor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, DAPES, do qual a PNH passa a fazer parte.

O ex-coordenador da PNH Dário Pasche assumiu a direção do DAPES em 31 de janeiro e a PNH tem um papel importante de apoiar e matriciar as dez áreas do Departamento (saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adolescente e jovem, saúde da criança, saúde do homem, saúde mental, saúde do idoso, saúde da pessoa com deficiência, saúde no sistema penitenciário e pacto pela redução da mortalidade materna e neonatal).