Profissionais de saúde do município conhecem projetos do HMI

12 votos

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), deu inicío na útima quarta-feira (23), a uma parceria com o município de Boa Vista envolvendo toda a área de saúde, para que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, entre outros profissionais possam conhecer como funciona o projeto desenvolvidos pelo Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazarhet (HMINSN): “Enquanto o bebê não chega”. Essa ação foi iniciada no ano de 2010 como desdobramento das ações do Plano de Qualificação da Atenção em Maternidades e Rede Perinatal do Nordeste e Amazonia Legal que em Roraima é supervisionado pela consultora do Ministério da Saúde Aline Costa.

Foi elaborado em parceria com o município de Boa Vista um cronograma de visitação que ocorrerá todas as segunda e quartas para atender os servidores até que todos os colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista tenham realizado a visita do HMI para conhecerem a instituição. Essa ação de acolhimento e vinculação da gestante com a unidade de saúde é importante para reduzir a ansiedade na hora do parto.

  

Conforme explicou Wagner Costa, assessor de Humanização da Sesau, os agentes de saúde do município terão um amplo conhecimento de uma ação muito importante para as famílias. “Essa agenda pactuada sem dúvidas vai fazer com que os profissionais do Programa Saúde da Família levem para as famílias dentro dos domicílios ou nas unidades de saúde, a importância de saber como funciona a Visita Antecipada ”, disse.

Costa acrescentou ainda que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), da Maternidade, principalmente os pais que ainda não tiveram a oportunidade de saber como funciona o projeto, poderão obter essas informações dentro da Unidade de Saúde ao fazer a visita.

ENQUANTO O BEBÊ NÃO CHEGA

As gestantes que procuram conhecer o projeto e  vão até à Maternidade são acompanhadas por profissionais da Direção de Ensino e Pesquisa do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e após percorrer as alas, recebem informações sobre como funcionam os trabalhos no local.Além disso participam de palestras no auditório da unidade  sobre redução da ansiedade no período gestacional, além de tirarem dúvidas. Leia o projeto aqui