Alguém tem o direito de chamar o Piaui de C…???
O Piauí mais uma vez é alvo de deboche de pessoas de outros Estados, numa demonstração clara de preconceito e desrespeito a um Estado, a uma região que muito tem contribuído para o desenvolvimento do país.Fico me perguntando, o que leva essas pessoas a fazerem piadinhas sem graça com o nosso Estado? Por que todo esse preconceito?
ALGUÉM TEM DIREITO DE CHAMAR O PIAUÍ DE C…..????
A Assembléia do Piauí cancelou na manhã de hoje a apresentação da peça “Fique Frio” depois que um de seus atores postou no Facebook comentários que foram considerados ofensivos. A peça estava marcada para acontecer na noite desta sexta-feira no teatro da Assembléia. O cancelamento foi determinado pelo deputado Fábio Novo (PT), presidente em exercício da Assembléia. Na noite de ontem, a ator Marauê Carneiro publicou em seu perfil a frase “Estamos em Teresina, do Piauí, se o mundo tem cu, o cu é aqui”. O comentário foi apagado.
“Tive que cancelar. Pessoas ligaram protestando. No Estado só se comenta isso”, afirmou o Deputado. Fábio Novo disse ainda que, se a peça fosse apresentada, seria uma desmoralização do Legislativo. Segundo a assessoria do ator, o comentário foi uma brincadeira inspirada em uma música do humorista Juca Chaves. Carneiro também pediu desculpa pelo ocorrido. “Inclusive foi um próprio piauiense (gente boa e bem engraçado, por sinal) que me contou essa historia num delicioso restaurante da cidade”, afirma o ator em carta.
Para o deputado, a desculpa do ator piorou a sua situação. “Lamento que isso tenha acontecido.” A produção da peça, que tem como ator principal o global Kayky Brito, afirma que vai negociar com a Assembleia o cancelamento do aluguel do teatro. Segundo a produtora, parte dos ingressos já foi vendida. No Facebook, uma comunidade que já conta com mais de 740 pessoas promete fazer uma “ovada” no ator no aeroporto da cidade. (Esta matéria foi veiculada num jornal da capital)
Falar mal do Piauí é falar mal do Brasil. Afinal, somos brasileiros também. E somos um povo que tem sentimentos e gostamos de respeito. Não toleramos mais essas piadinhas ofensivas. Chega de preconceitos, com o nosso Estado, que muito nos orgulha pelo que temos aqui.
A Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, e´a área de maior concentração de sítios arqueológicos pré-histórico do continente americano, considerado um patrimônio cultural da humanizade pela UNESCO.
O Piaui e´ também um dos maiores produtores de mel de abelha do pais, sendo superado apenas, pelo Rio Grande do Sul e São Paulo.
Opalas do Municipio de Pedro II – PI
Por Erasmo Ruiz
É isso mesmo! Enquanto não se conhece algo, vivemos escravos dos nossos preconceitos. Tive a felicidade de conhecer Teresina em 1985 quando participei de um congresso de estudantes. Antes de chegar, fui "alertado" sobre o calor escaldante com todas as derivações de brincadeiras sobre o clima. E qiuando lá cheguei constatei que tudo era "verdade". O que não me disseram foi sobre o calor humano, a hospitalidade das pessoas. e de como as moças eram lindas!
Nos últimos 10 anos retornei algumas vezes como professor em cursos de especialização e depois como consultor da PNH. Cheguei até a curtir o friozinho da estação chuvosa mas nunca deixei de sentir o calor das pessoas.
Não existem lugares perfeitos. Mas a dai estigmatizar toda uma população existe uma enorme diferença. Seria dizer que o Rio de Janeiro é um C…porque de vez em quando tem arastações nas praias e chacinas nos morros; seria dizer que São Paulo é um C…por ficar presos horas e horas num congestionamento da marginal do Tietê; seria dizer que Brasília é um C…por causa do horroroso aeroporto que mais parece uma rodoviária lotada. E os exemplos se arrastariam indefinidamente.
Deste episódio podemos tirar algumas lições sobre preconceito e falta de respeito com o outro. Podemos também transformar em piada a ofensa e seguir adiante mas o importante é que possamos ultrapassar os limites das diferenças e perceber que existem mais coisas entre as piadas gratuitamente agressivas e o cotidiano do Piaui do que pensa o estúpido preconceito.
UM abração pra todo mundo do Piaui
ERASMO