HUT promove palestra sobre doação de órgãos para funcionários

12 votos

 

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, hoje, 29, uma palestra com o tema “Sim à doação pela vida no HUT” projeto desenvolvido pela acadêmica de serviço social Milena Vanessa. O público alvo do projeto são os funcionários da área da saúde que trabalham no hospital.

 

Esta palestra deu início a uma sequência de trabalhos que serão promovidos no HUT por meio da CIHDOTT e foi direcionada para técnicos de enfermagem e maqueiros. O objetivo principal é sensibilizar os profissionais a participarem mais efetivamente do processo de doação além de divulgar a importância do ato de doar órgãos. “Um profissional engajado e conhecedor do protocolo colabora de maneira singular para a agilidade do processo de doação”, Elisabete Gomes, assistente social membro da comissão.

 

A supervisão do projeto é feita pela CIHDOTT que é formada por três enfermeiros, dois psicólogos e uma assistente social. “É um trabalho delicado que ainda enfrenta muitas dificuldades, como a falta de preparo de esquipes multiprofissionais além da recusa das famílias”, explicou a gerente da CIHDOTT, Nadja Miranda.

 

A Política Nacional de Humanização recomenda que a qualificação dos profissionais da saúde seja uma rotina para que assim possam prestar um serviço de qualidade e mais próximo do usuário. Para Clara Leal, diretora geral do HUT , a busca por conhecimento ajuda de maneira significativa na otimização dos serviços da saúde. “O que queremos são profissionais qualificados e sensibilizados para que assim possam mostrar à população que o ato de doar órgãos é mais que um gesto solidário e sim um ato de cidadania”.