Encontro de Coordenadores e Referências da PNH movimenta a região norte

13 votos

 Intensificar o apoio aos processos de formação e implantação de dispositivos como a valorização da saúde do trabalhador e gestão colegiada são parte das prioridades da PNH na região norte para o ano de 2011.

 Nos dias 19 e 20 de abril os planos de trabalho de cinco estados dessa região foram apresentados em seu II Encontro de Coordenadores e Referências da PNH. E a discussão sobre o trabalho na região partiu exatamente desses planos de trabalho.
Participaram do evento os representantes das secretarias estaduais do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia, bem como as secretarias municipais de suas capitais. Representando o interior, as cidades de Ariquemes e Cacoal (RO) e Parauapebas (PA). O encontro permitiu a participação dos apoiadores e formadores desses estados.

A coordenadora nacional da PNH Carminha Carpintéro acredita ser importante ouvir o que os estados fazem e aproximar a coordenação dos territórios. “Cada regional tem sua particularidade, o que torna desafiador o trabalho pois é preciso ajustar as prioridades aos objetivos do Ministério da Saúde”, diz ela que situou os participantes em relação ao novo governo e à situação da PNH.
 
 
Para 2011, uma prioridade serão os cursos de formação dos trabalhadores da saúde. O grupo planejou também a realização de oficinas que preparem os apoiadores da região em temas específicos como SUS, acolhimento, ambiência, clínica ampliada, cogestão, formação, função apoio, redes, saúde do trabalhador, visita aberta, direito ao acompanhante e direito dos usuários. A ideia é que os apoiadores se aprofundem em determinados temas para auxiliarem os estados nos processos de formação.
O primeiro encontro do grupo aconteceu em Palmas-TO, e segundo a coordenadora regional Teresinha Moreira, o em 2011 o  encontro está mais politizado. “A compreensão política do processo de humanização agora está infinitamente melhor. Trazer os trabalhadores dos serviços de saúde do interior nos trouxe provocações importantes. É uma fase interessante, de fortalecimentos dos Grupos de Trabalho em Humanização que já existem”, afirma.

A coordenadora de humanização na secretaria de saúde do estado sede do encontro, Patrícia Nienow, conta que em junho, o estado de Rondônia fará um curso de formadores, para os quais a secretaria já recebeu 120 candidatos à seleção. Como só serão abertas 20 vagas, a prioridade será dada aos servidores da secretaria que tenham algum conhecimento sobre a PNH e disponibilidade para conduzir alguns processos, como rodas de conversa, oficinas e seminários nos serviços de saúde. Ano passado, aconteceram processos de formação de apoiadores e formadores nesse estado, com resultados interessantes como o trabalho no Pronto-Socorro João Paulo II, com uma equipe de acolhimento com classificação de risco, comitê de humanização, e visita aberta com bons resultados.

 

O coordenador da PNH na Secretaria Estadual de Saúde do Pará Guilherme Martins participou do encontro e afirma que esses momentos fortalecem o coletivo regional. “Os que estão com menor movimentação saem mais reestruturados”, afirma ele, que já aguarda ansioso o próximo encontro do grupo, marcado para o mês de agosto.