Na Saúde em Roraima: doulas voluntárias passarão a ter apoio com transporte e alimentação

14 votos

As mulheres que atuam voluntariamente como Doulas, oferecendo apoio às grávidas no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), terão os gastos com transporte e alimentação ressarcidos após aprovação do projeto de Lei nº 23/11, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

A sugestão foi feita pelos participantes do curso de Boas Práticas Obstétricas, realizado pelo Minstério da Saúde em Roraima, entre os dias 26 a 28 de abril, como parte da segunda fase do Plano de Qualificação das Maternidades da Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro.

No encerramento do curso, os participantes apresentaram um plano de implementação de boas práticas obstétricas e pactuaram uma ação que fortifique o serviço voluntários das Doulas na instituição, cumprindo orientação da Organização Mundial de Saúde.

Na ocasião esteve presente o deputado estadual e presidente da Comissão de Cultura, Desportos e Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima, Joaquim Ruiz, que se comprometeu em criar um projeto de lei que regulamente o ressarcimento de despesas com transporte e alimentação das Doulas.

Em Roraima, a presença das “Doulas” voluntárias é uma prática adotada pela maternidade que vem mostrando bons resultados, segundo explicou a diretora da instituição Ana Carolina Brito. “Sabemos que as Doulas oferecem apoio emocional através de elogios, massagem e esclarecimento à outras grávidas. Tudo isso é extramente importante para diminuir a dor e o volume de medicamentos utilizados, por exemplo”, disse.


Leia o projeto de lei no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Roraima, página três em atos legislativos (clique aqui).