Capacitação em Grupos de Auto Ajuda e Suporte Mútuos

11 votos

Rede de Saúde Mental de Alegrete prepara Curso de Apoio e Suporte Mútuos
Durante as programações da I Parada Gaúcha do Orgulho Louco, será apresentado a capacitação em Grupos de Ajuda e Suporte Mútuo e Implantação do Plano/Cartão de Crise

Fonte: Fórum Gaúcho de Saúde Mental/ Núcleo Alegrete

Os Alegretenses estarão receberão, nesta sexta e sábado(20 e 21 de maio), Sandra Fagundes, Diretora do DAS/Secretaria de Estado da Saúde; o Professor Eduardo Mourão de Vasconcelos, do Projeto Transversões da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; a Professora Lúcia Silva e Silva, Diretora Regional da Universidade Estadual do RS/UERGS e a liderança de usuários Paulo Michelom, representando à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial e do Fórum Gaúcho de Saúde Mental. É o projeto de Capacitação em Grupos de Ajuda e Suporte Mútuo e Implantação do Plano/Cartão de Crise.
Só quem já viveu a experiência de uma crise mental grave sabe do desamparo e o sofrimento que ela implica. Ela tem um efeito devastador: é como se o chão em baixo de nós desabasse, e a partir daí, como em uma fila de peças de dominó, todas as outras esferas da vida vão também caindo. Por isso é necessário que construamos redes de apoio e acolhimento, com trocas de informações e experiências para lidar com os desafios da vida, além de fazer "amigos do peito". E com isso aperfeiçoar a assistência prestada em saúde mental pelas nossas redes de saúde mental coletivas.
A reunião foi no Salão Lígia Falcão, no CAPS II de Alegrete e contou com trabalhadores, gestores e usuários do Sistema de Atenção Integral à Saúde Mental de Alegrete e fechou com chave de ouro as atividades que envolveram a mobilização de 18 de maio, na cidade.
“Na quarta, aprovamos a Lei Municipal que cria o SAIS Mental, na sexta, nossa I Parada Gaúcha do Orgulho Louco foi um sucesso de público, de criatividade e mobilização. E sábado, estamos reforçando novos pactos para avançar cada vez mais na direção do acolhimento, da tolerância e do suporte. Nosso povo mostra, mais uma vez, que constrói a reforma no dia a dia dos coletivos e instituições”, refere Judete Ferrari.
Esta ação tem o objetivo de sensibilizar e organizar convênio de cooperação técnica entre UFRJ, UERGS, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, através do NUMESC e Fórum Gaúcho de Saúde Mental, para a realização da Capacitação para usuários e agentes comunitários de saúde.