O uso de drogas como fenômeno cultural

13 votos

Na aula de Introdução à Psicologia da Saúde, o professor Douglas Casarotto propôs que escolhessemos um capítulo de um livro ou um artigo para que fizéssemos um trabalho. Então me interessei pelo livro: Drogas e cultura: novas perspectivas do NEIP.

E foquei meu trabalho no capitulo que fala sobre o uso de drogas como fenômeno cultural.Então farei um breve comentário acerca desse assunto:
 
O consumo de substâncias psicoativas é fenômeno recorrente e disseminado em diversas sociedades humanas, entretanto, os modos pelos quais essa existência e esses usos são concebidos e vivenciados variam histórica e culturalmente.
 
O Foco do NEIP é a proibição, e sua meta é problematizar o tema da ilegalidade das drogas, chamando a atenção para os efeitos políticos e sociais do combate a tais substâncias que é, de fato, um combate direcionado a grupos sociais, hábitos individuais. Desse ataque nasce a posição da defesa de que homens e mulheres possam eleger suas pautas de utilização de psicoativos conforme suas necessidades existenciais.
 
Então fica a questão para pensar essa autoridade que seria de utilizar as “drogas” conforme uma necessidade existencial.