Projeto de Saúde Mental de Belo Horizonte: Admitir que a loucura EXISTE e cria uma REALIDADE

11 votos

     Na disciplina de introdução à Psicologia da Saúde com o professor Douglas Casarotto ele propos que escolhecemos um artigo e comentassemos sobre ele e então aqui realizar uma postagem.  Aqui estou então…

     Meu artigo fala de um  projeto de Minas Gerais que foi implantado a partir de 1993, que conta com a participação do Fórum Mineiro de Saúde mental e da Associação de usuários dos serviços de saúde mental de Minas Gerais e se sustenta através dos orgãos Públicos, Privados,não governamentais e pelos famíliares e usuários. Onde coloca para a sociedade a crítica ao manicômio e ao do modelo manicomial considerando-o inadequado por ser um lugar de exclusão e violência. Então através desse projeto buscar incluí-los e inseri-los á sociedade através de uma rede de serviços de saúde que atua em regiões tendo como referência os distritos sanitários onde opera o sus na cidade. Locais como nos Cersam, nos Centros de saúde,no Projeto Arte da saúde e no Cria. Assim inovando a atenção ao portador de sofrimento mental acolhendo pacientes da crise ate a sua estabilização e assim promover ainda a sua reinserção social construindo com ele um vínculo para seu acompanhamento ser continuado. Assim se da a inovação tanto no modelo psiquiátrico hegemônico em todo o mundo que é centrado na hospitalização e na segregação quanto com relação a atenção a saúde em geral qua não se da de modo predominante. Inovando o modo de abordagem dos pacientes desenvolvendo uma clínica desarmada, compreendendo o processo psíquico onde o enfrentamento da loucura e da crise ela parte de sua percepção como sendo um fenômeno social e como uma vivência que é particular de cada usuário. Em relação aos trabalhadores de saúde com os usuários uma nova posição: de protegida no manicômio para uma desprotegida na rede ambulatorial  onde é preciso aprender a proteger-se ao paciente dar liberdade de estarem em espaços abertos, mudança também no que diz respeito a relação dos trabalhadores entre si onde todos os membros e não só o psiquiatra são capazes de oferecer atenção. Há também uma mudança na cultura da cidade que deixam de pensar que a loucura é perigo e começam a aceitar a convivência com a diferença. Famíliares e usuários reconhecem em outro espaço diferente do hospitalar a possibilidade de resolver a crise.

 

     Bom com tudo isso fiquei refletindo o quanto este projeto foi rico, pois da oportunidade de inclusão na sociedade para o sujeito portador de sofrimento mental, proporcionando mais liberdade  tendo uma nova compreensão do processo psíquico. 

     Precisamos dar oportunidades ao sujeito, e ter um olhar amplo  para poder enxergar além dos rótulos que lhe são colocados.

 

      FUJIMARA, L.M; ALESSIO, N.L.N;FARAH,M.F.S .(Orgs)

     20 experiências de gestão Pública e cidadania, Rio De Janeiro:FGV,1999.