HUT promove rodas de conversa com pacientes e acompanhantes

12 votos

 

Com o objetivo promover um maior protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo de hospitalização, pacientes, acompanhantes e equipe de saúde, o Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha por meio de sua equipe de saúde da clínica ortopédica realizou hoje, 20, uma roda de conversa onde foram discutidos temas relacionados ao cotidiano da referida clínica.

 

De acordo com a psicóloga, Eliana Mendes, essa roda de conversa foi realizada com base na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde em que oferece um espaço aberto para a escuta e fala dos usuários. “Esse espaço é importante, pois profissionais e usuários se utilizam desse espaço democrático onde juntos podem discutir o processo de produção de saúde exercitando assim a cidadania e o protagonismo social”, explicou.

 

Entre os temas discutidos tiveram destaque o funcionamento do hospital, o processo de transferências para HGV e HPM, marcação de cirurgias e tratamentos em geral, dentre outros. Para o gerente de enfermagem, Ronaldo José, ouvir os usuários é crucial para melhorar cada vez mais o atendimento. “Nossa rotina pode ser melhorada tendo como parceiro nossos usuários, pois são eles que utilizam nossos serviços e podem contribuir com sugestões para aperfeiçoar nossa assistência”.

 

Segundo a diretora geral do HUT, Clara Leal, as sugestões dos usuários são analisadas e a medida do possível implementadas no hospital. “A opinião dos nossos usuários é muito importante, pois nos ajuda a melhorar cada vez mais nossos serviços e tornar menos ansiogênico o processo de internação dos nossos pacientes e acompanhantes”, finalizou a diretora.