Saúde do Homem ganha destaque em Pomerode!

10 votos

Divulgo texto produzido por equipe de saúde da Atenção Básica de Pomerode SC que vem produzindo movimentos mais cuidadosos em relação esta política do Ministério da Saúde.

Uma das ações foi enviar para a imprensa local um texto esclarecedor sobre o tema. Em breve o grupo prepara novas ações que constituem um projeto de atenção desenvolvido a partir dos subgrupos do GTH municipal.

Parabéns ao grupo por mais esta ação!

 

Dia 15 de julho comemora-se o

Dia Nacional do Homem

No dia 15 de julho comemora-se o Dia Nacional do Homem. Desta forma, a Secretaria de Saúde (Sesa), com o apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode estimula em Pomerode a campanha do Ministério da Saúde sobre a Política Nacional de Saúde do Homem.
O objetivo é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa é uma resposta à observação de que os agravos do sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas. Por meio dessa iniciativa, o Governo Federal quer que, pelo menos, 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Conheça as peças da campanha.
Em Pomerode o Grupo de Trabalho de Humanização através da Comissão de Saúde do Homem vem trabalhando com a comunidade masculina, desenvolvendo ações e fornecendo orientações sobre como viver com melhor qualidade de vida e saúde.
Dicas de Prevenção: Como evitar os principais problemas. Os 12 Mandamentos para um Homem com Saúde
1- Adote uma alimentação saudável.
2- Pratique atividades físicas regulares.
3- Não Fume. Evite bebidas alcoólicas. Não use drogas.
4- Saiba se você tem pressão alta, diabetes e/ou colesterol aumentado.
5- Controle seu peso.
6- Evite ou controle o estresse, permita-se mais lazer, passeios e novas amizades.
7- Faça exames preventivos periodicamente.
8- Mantenha suas vacinas em dia.
9- Faça sexo seguro. Use preservativo.
10- Dirija com atenção – se beber não dirija.
11- Trabalhe com atenção – use equipamentos de segurança.
12- Procure os serviços de saúde com mais freqüência.

Comissão de Saúde do Homem
Pomerode SC