Experiências do HumanizaSUS em Cordeirópolis-SP

10 votos

Olá!

 Rodas

www.rodasdeconversas.wordpress.com

Compartilho com a rede um pouco da nossa experiência inicial de rodas de conversas em Cordeirópolis, formalmente, desde Junho de 2011, o município está realizando com os funcionários da Secretária de Saúde rodas de conversas.

Formalmente agora, porque já nos reuníamos em diversas oportunidades para partilhar conhecimentos e ampliar os espaço de diáologo entre os profissionais.

Um grupo de 6 profissionais se revezam para nortear os 180 funcionários que durante 2 horas, pelo menos uma vez por mês se reunem. Um ponto positivo é a interação que ocorre entre profisisonais administrativos, enfermeiros, médicos de PSF, dentistas, auxiliares de serviços gerais, e a rica troca de experiência entre estes profissionais.

Decidimos por ter um tema para orientar as rodas e fomentar a discussão e qualificar os resultados. Hoje podemos dizer que 95% dos profissionais da rede básica sabem o que é o SUS e sabem sobre a importância do acolhimento como processo de trabalho, os dois primeiros temas tratados nas rodas.

As rodas tem sido um espaço rico de discussão e de expressão da individualidade de cada um e de possibilidade de trazer um consenso para que haja melhoria nos processos de trabalho e na satisfação e co-responsabilização de cada profissional.Temos contado com a adesão por parte dos profissionais e principalmente com a facilidade de podermos ter o apoio da gestão local.

Esperamos em breve podermos ampliar aqui o relato das nossas conquistas. Por enquanto, compartilhamos nosso Blog que contém um pouco do nosso trabalho: www.rodasdeconversas.wordpress.com

espero sua visita

Abraços

Hellen