HumanizaSUS em Rondônia

11 votos

 Olá companheiros virtuais,

estou aqui com a intenção em ação de apresentar o movimento da Política Nacional de Humanização do SUS no Estado de Rondônia.

 Tomando como base a medida dos anos, podemos dizer que começamos a conhecer a PNH com nossa querida Terezinha Moreira que desde 2004 (espero não estar enganada) começou suas vindas a Porto Velho (capital do Estado) para dizer à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) sobre essa história de mudanças nos modelos de atenção e gestão no SUS. Depois de muitas idas e vindas desta Consultora incansável, finalmente em 2006 começou a criação em algumas Unidades de Saúde Estaduais dos chamados Comitês de Humanização (uma forma incipiente de GTH). 

Em 2007 realizamos o I Seminário de Humanização do SUS Estadual como uma estratégia de disseminar a PNH para os atores envolvidos em nossa rede de saúde.  Um dos produtos do Seminário foi a organização dos Coordenadores dos Comitês de Humanização em um coletivo (chamado GTH central) no qual votaram a escolha de Patrícia Nienow como Coordenadora Estadual da PNH, na época ela estava como Coordenadora do Comitê de Humanização da Policlínica Osvaldo Cruz (Unidade de Saúde Estadual para atendimento de especialidades).

Em 2008 Patrícia assume essa função de Coordenação Estadual da Política, representando o Estado quando em eventos junto ao Ministério da Saúde além de acompanhar e apoiar as ações realizadas nas Unidades de Saúde Estaduais e nos municípios. Podemos marcar este ano como o início de uma maior movimentação e conhecimento no Estado da PNH.

Entre algumas ações que aconteceram, começamos a elaborar e executar o processo de formação iniciando a realização de oficinas temáticas com a presença de alguns Consultores do Ministério para falar dos dispositivos da PNH. Não vou citar nomes por receio de esquecer alguém.

De produto dessas oficinas podemos citar o início da construção do dispositivo de Acolhimento com Classificação de Risco no Pronto Socorro Estadual João Paulo II.

Em 2008 e 2009 alguns municípios começaram a se interessar pela Política. A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho ousou ao propor oficinas de sensibilização na PNH com todos os servidores municipais e, para isto, contamos novamente com os consultores do Ministério apoiando nossa Coordenadora Estadual, ao final contabilizaram-se 800 servidores "sensibilizados" sobre a Política. O município de Ariquemes também se engajou no trabalho e realizou um Seminário Municipal sobre a PNH para 100 pessoas.

Em 2010, para nossa grande alegria, conseguimos realizar o I Curso de Formação de Apoiadores em Acolhimento e Ambiência da Política Nacional de Humanização do SUS. Mirela Pessati foi a Coordenadora dessa ação, nos representando na CTH-F, apoiando e orientando quanto aos modos de fazer uma formação na PNH. Conseguimos concluir o curso com a formação de aproximadamente 45 apoiadores (não lembro o número exato agora), dentre representantes das Unidades Estaduais de Saúde, uma Unidade Filantrópica, o Departamento de Obras do Estado e servidores dos municípios de Monte Negro, Ariquemes, Porto Velho e Cacoal. 

Como produto deste Curso podemos citar o I Seminário Regional de Humanização do SUS em Cacoal que aconteceu nos dias 21 e 22 de julho de 2011 e sobre o qual Mariana (prata da casa) e Mariella (do MS) já postaram por aqui. E também a implantação do dispositivo de Acolhimento com Classificação de Risco no Pronto Atendimento Municipal Ana Adelaide, em Porto Velho.

Dando sequência ao processo de formação no Estado estamos realizando o I Curso de Formação de Formadores na PNH que teve início no final de Junho e o III Módulo (final) acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Agosto. Estamos apostando nesses futuros formadores para realização do II Curso de Apoiadores com intenção de ampliar a capilarização da PNH nos Pólos Regionais de Saúde.

Tentei resumir um pouco nosso movimento de Humanização aqui no Estado para me incluir nessa Rede Virtual onde já participo como leitora mas ainda não tinha feito essa entrada ativa e estava sentindo falta de notícias nossas por aqui.

Esse movimento de escrita foi focado em nossas experiências exitosas mas esse processo de construção não é linear, acho que está mais para uma espiral, e, entre alguns avanços e recuos, podemos dizer que estamos tocando em frente a PNH no Estado de Rondônia. 

Um indicativo desse avanço é o fato de Patrícia Nienow, nossa antiga Coordenadora, estar agora assumindo a função de Consultora do MS compondo o coletivo da PNH na Região Norte. Eu, Taís, assumo a função de Coordenadora Estadual com a missão de continuar o apoio às voltas da espiral em nosso movimento estadual.

Inspirada pelo post da Mariana, espero incentivar outros companheiros nossos a participarem ativamente dessa rede.

Grande Abraço para todos e sintam-se convidados a conhecerem o pôr do sol no Rio Madeira, em Porto Velho, que tem sido nosso presente aos Consultores que por aqui passaram.